ANÚNCIO
Após o bem-sucedido projeto de criação do PSD, que desfalcou siglas da oposição como DEM, PSDB e PPS, o ex-prefeito Gilberto Kassab agora concentra forças na criação do Partido Liberal, que pode ser uma brecha a opositores após as eleições presidenciais. Dirigentes do PSD arregaçam as mangas nos Estados para ajudar a nova legenda, que já contaria com 400 mil assinaturas, das 492 mil exigidas pela legislação.
Janela aberta
A ideia de Kassab é a mesmo da recriação do PSD: garantir legenda, sem risco de perder mandato, a políticos loucos para aderir ao governo.
Conveniência
Pela lei, deputados não perdem mandato filiando-se em partido recém criado. Kassab quer negociar governabilidade a quem vencer a eleição.
Sonho meu
ANÚNCIO
Kassab sonha em assumir o lugar ocupado pelo PMDB nos governos Lula e Dilma. Ele aposta no desgaste das relações PT-PMDB.
Sem distinções
Em dívida com Dilma, que o ajudou a recriar o PSD, Kassab apoia o PT nacionalmente, mas negociou sua adesão do PSDB, em São Paulo.
STF é a terceira renúncia de Joaquim Barbosa
Joaquim Barbosa renunciou ao cargo de procurador da República, em 2003, para virar ministro do Supremo Tribunal Federal. Em novembro de 2009, o ministro Joaquim Barbosa renunciou à vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral. Ele seria presidente a partir de abril de 2010 e comandaria as eleições presidenciais daquele ano. Agora, ele renuncia pela terceira vez, para abandonar o STF e sua presidência.
Trabalho
Joaquim renunciou também a obrigações como relatar a cassação de Jackson Lago, que daria o governo do Maranhão a Roseana Sarney.
Poder da rede
O número é impressionante e reflete a inclusão digital dos moradores de Brasília: 56% da população da Capital frequenta o Facebook.
Leviandade
A prefeitura de BH ainda não explicou, de forma convincente, por que liberou o trânsito sob o viaduto antes de testar e inaugurar a obra.
Retaliação no INSS
O servidor Francisco Cardoso tomou um PAD (Processo Administrativo Disciplinar), no Ministério da Previdência Social, por “possíveis ofensas ao INSS”. Tem toda pinta de retaliação: é dono do blog perito.med, que faz denúncias contra o poderoso secretário-executivo Carlos Gabas.
Pura embromação
Para dificultar o trabalho de jornalistas, o Itamaraty agora se esconde por trás Lei de Acesso à Informação. Mas desrespeita o prazo fixado na lei, com desculpas esfarrapadas que inclui até jogos da Copa.
Surpresa no DF
O Instituto Dados entrevistou 3 mil eleitores do DF de 21 a 28 de junho, e descobriu que no Plano Piloto, região central de Brasília, Aldemario Araújo Castro (PSOL), pouco conhecido, já soma 4,3% para o Senado. Gim Argello (PTB), que disputa a reeleição, tem 3%. (TSE 189/2014).
Jogo do adversário
O PMDB de Íris Rezende suspeita que o desafeto Júnior Friboi fez um acordo por debaixo dos panos, após desistir da candidatura, para ajudar a reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB), em Goiás.
Diárias milionárias
Ultrapassou os R$ 354 milhões em maio o total de diárias pagas pelo governo Dilma em 2014. Até abril o total era de R$ 223 milhões. O Instituto de Pesquisas Espaciais ainda é campeão neste quesito.
Minha eleição, minha vida
Candidato ao Senado, o deputado Romário (PSB-RJ) deu um tempo no futebol beneficente disputado com outros deputados, nos Estados. Todos os esforços nos próximos meses são para campanha.
Guerra à vista
A bancada do PR na Câmara promete não deixar barata a manutenção do apoio à reeleição da presidenta Dilma, negociada pelo senador Antônio Carlos Rodrigues (SP) sem qualquer consulta aos deputados.
Briga por holofotes
O deputado Silvio Costa (PSC-PE) reclama que, mesmo tecnicamente empatado com Eduardo Campos (PSB), o Pastor Everaldo não recebe mesmo tratamento de emissoras de rádio e TV: “Cadê a democracia?”.
Daltônicos
Os sábios da Petrobras têm outra bela desculpa para a megaroubada de Pasadena: confundiram estrela amarela com o vermelho da Texaco.
Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros
www.claudiohumberto.com.br