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Tubaínas

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Silvia Andrade

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O sabor tutti frutti e a garrafa escura são referências de marcas regionais de tubaína. Elas andavam esquecidas e aos poucos voltam a ocupar um espaço significativo no mercado de refrigerantes. O efeito de nostalgia da infância ajudou a transformar a memória afetiva do consumidor em valor real no ponto de venda. Silvia Andrade, diretora de marketing de produtos não alcoólicos da Brasil Kirin, revela os desafios das tubaínas.

As tubaínas vem crescendo no mercado de refrigerantes?

De modo geral, o mercado de refrigerantes é grande e com muita penetração nos lares dos consumidores brasileiros. O sabor tubaína está inserido em muitos desses lares. No caso da Brasil Kirin, acreditamos muito na importância deste mercado, em especial, da marca Itubaína, que possui uma história muito significativa. Exemplo dessa confiança são as últimas inovações da marca, como a Itubaína Retrô versão lata e a pet 2 litros zero açúcar, que deixou a marca com uma cara mais jovem, mas sem perder sua história.

Quais os resultados da estratégia “retrô”?

Em 2008, em comemoração aos 54 anos da marca, a empresa lançou a Itubaína Retrô. O novo visual deixou a cara da marca mais jovem, sem deixar de resgatar os valores de tantos anos de história, trazendo lembranças positivas para os consumidores, como a infância, família e amigos. Essa mudança despertou o interesse do público jovem em experimentar um refrigerante com sabor diferenciado e conceito inovador.

Está sendo lançado um refrigerante que contém fibras em sua fórmula. Como ele foi desenvolvido?

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Exato, a Brasil Kirin lançou no final de 2013 o Refrigerante Fibz, uma bebida que une os benefícios das fibras à satisfação de apreciar um refrigerante saboroso, refrescante e de baixa caloria.  O Lançamento foi pensado para complementar uma carência que ainda existe na dieta do brasileiro, que consome apenas 50% da quantidade de fibras diária recomendada. Fibz ajuda nossos consumidores a terem uma alimentação mais equilibrada, sem deixar de consumir coisas que lhe dão prazer, como um refrigerante.

As fibras são um ingrediente importante para o bom funcionamento do organismo, como auxilio na perda de peso e redução do colesterol. E o produto também é inovador no ponto de venda, tem design moderno, cores contrastantes e formato diferenciado, podendo ser encontrado nas versões pet 500ml, pet 2 litros e lata, nos sabores Cola e Guaraná.

Como será a estratégia publicitária?

Nossa campanha vai divulgar uma reinvenção em refrigerantes, de forma a estimular a experimentação do produto e divertir o consumidor em diversos pontos de contato.

João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã. João Faria escreve no Metro São Paulo.

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