Colunistas

AGU pede que STJ proíba greve na Polícia Federal

claudio-humbertoA Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou pedido de liminar no Superior Tribunal de Justiça para proibir greves de agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal, ou mesmo “operações-padrão”, previstas para o período da Copa do Mundo, e solicita a aplicação de multa diária de R$ 500 mil em caso de desobediência. A relatora, ministra Assusete Magalhães, pode decidir a qualquer momento.

Jurisprudência

A iniciativa da AGU é baseada em decisões anteriores da Justiça, que firmou jurisprudência contrária a greves do gênero na Polícia Federal.

Recomendados

Atípica e ilegal

A AGU sustenta que “operação-padrão” é forma de pressão ilegítima e danosa para a sociedade, “uma modalidade atípica e ilegal de greve”.

Bens maiores

Suspensão, redução ou embaraço das atividades da PF comprometeria  bens maiores, como segurança de pessoas e patrimônio, diz a AGU.

Briga nacional

A ação da AGU é contra os 27 sindicatos estaduais de policiais federais e também contra a Federação Nacional dos Policiais Federais.

Aécio lidera em Brasília, mas indecisos são 58,7%

Pesquisa realizada entre 26 de abril e 2 maio mostra que Aécio Neves (PSDB) lidera as intenções de voto para presidente no Distrito Federal, com 19,3%, contra 17,6% da presidenta Dilma (PT). Mas 58,7% ainda não sabem em quem vão votar. Eduardo Campos (PSB), aparece em terceiro, com 12%, segundo o Instituto Dados. Randolfe Rodrigues (PSOL) é a surpresa na pesquisa estimulada, com 2,4% dos votos.

Com Dilma

Nas duas faixas de renda mais baixas (até dois salários mínimos) no DF, Dilma lidera com 19% contra 15% de Aécio Neves (PSDB).

Com Aécio

Já entre as eleitores de Brasília que recebem mais de 20 salários mínimos, Aécio lidera com folga: 25%, contra 18,2% da presidenta.

Registro

A pesquisa realizada pelo Instituto Dados entrevistou 3 mil eleitores no Distrito Federal e está registrada no TSE sob o nº 00093/2014.

Primeira audiência

Representantes da Advocacia Geral da União e da Procuradoria Geral da República vão à Itália para a primeira audiência da justiça de lá, em 5 de junho, sobre extradição de Henrique Pizzolato, corrupto transitado em julgado no processo do mensalão, e foragido da Justiça brasileira.

Mein Gott

A policia alemã, que investiga em sigilo o atentado a pedradas na embaixada do Brasil em Berlim, fará a segurança do prédio por seis meses. Para azar do líder dos Black Blocs, Pablo Capilé, que esteve na cidade na semana passada.

Confiança

O vice Michel Temer tem confiança na reeleição de sua chapa, com a presidenta Dilma, e também no crescimento do seu partido. Ele acha que a bancada do PMDB vai crescer pelo menos 10% no Congresso.

Até ele

A iluminação do Cristo Redentor quase foi a pique na madrugada de ontem, no Rio. Primeiro sumiram os braços, depois a cabeça, fraquejou o corpo e quase o símbolo mais famoso do país apagou de vez.

Em campanha

Indicado por Renan Calheiros ao Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas será homenageado em almoço, hoje, na casa do deputado Fábio Ramalho (PV-MG). O PMDB da Câmara ameaça votar contra.

Obsessão

O criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro acha que o ministro Joaquim Barbosa – presidente do STF, relator do mensalão e juiz de execuções penais nas horas vagas – tem obsessão por José Dirceu. Para ele, passou da hora de o ex-ministro ingressar com habeas corpus.

Nada de insegurança

Para o Itamaraty, a ordem de liberar vistos para países como Líbia, Afeganistão, Paquistão, Irã e Iraque “sem consulta” ao Brasil “não contraria” os protocolos de segurança para a Copa do Mundo.

Verde de vontade

O Partido Verde no DF insinua lançar candidatura ao governo distrital. Governistas querem apoiar Agnelo Queiroz (PT), mas outra ala quer palanque próprio para o candidato verde a presidente, Eduardo Jorge.

Pensando bem…

… a enrolada CPI da Petrobras no Senado anda mais esvaziada que o plenário às segundas e sextas-feiras.

 

Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros 

www.claudiohumberto.com.br

Captura de Tela 2014-05-13 às 21.04.10 Captura de Tela 2014-05-13 às 21.04.20

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos