Colunistas

A base ouviu lula

carlos-lindenbergA julgar pela reação da bancada governista ontem no Senado, a presidente Dilma resolveu seguir as recomendações de Lula para sair das cordas e ocupar o centro do ringue. A resposta na Comissão de Constituição e Justiça foi tão fulminante que não restou outro caminho à oposição senão deixar o plenário. Com a estratégia, a bancada fez aprovar a criação de uma CPI em que será investigada não apenas a Petrobras, mas também as obras do Porto de Sauipe, a compra de trens para o metrô de São Paulo e a venda da Cemig, em Minas. É a estratégia do chumbo trocado, defendida por Lula e executada pela líder do governo, a senadora Gleisi Hoffman: “Se a CPI está sendo usada como instrumento político, nada nos impede de usarmos uma CPI mais ampla, capaz de apurar o que eles e nós consideramos passível de explicação”, disse ela.

ANÚNCIO

É a tradução mais perfeita do que Lula sugeriu a Dilma: “partir pra cima deles”. Nesse sentido, Lula não foi menos enfático ao recomendar que o governo não pode deixar a oposição se apropriar das suspeitas de mal feitos na Petrobras e permitir que se crie a CPI. Lula fala baseado na sua própria experiência. Em 2005, ele não levou a sério a CPI dos Correios, que começou contra o PMDB e o PTB, e acabou explodindo no colo do PT, dando origem ao mensalão.

O que houve ontem no Senado tem tudo para marcar uma fase mais combativa de Dilma Rousseff, que havia adiantado essa nova disposição em visita a Belo Horizonte, na segunda-feira. Era uma espécie de senha para o que viria ontem na CCJ. O ânimo da bancada governista é de tal ordem que, assim como a oposição, ela protocolará no STF um mandado de segurança para que possam ser investigados os alvos eleitos para a CPI. Com a iniciativa, a base governista quer colocar na parede, a um só tempo, os governos tucanos de Minas Gerais e São Paulo, além da administração de Eduardo Campos, em Pernambuco.

Carlos Lindenberg é jornalista, colunista do Metro Jornal e comentarista da TV Band Minas. Escreve no Metro Belo Horizonte.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias