Colunistas

Pequenos prazeres sobre rodas

cleber-andersonAventurar-se é buscar sensações que são necessidades básicas para que nossa mente e nosso corpo continuem a vibrar na sintonia do mais puro prazer, do perfeito bem estar. São pequenos momentos inesquecíveis, aqueles que nos dão a sensação de que a vida já valeu a pena. Não viemos ao mundo para sofrer, mas treinar é saber lidar com o “sofrimento” físico que se transforma aos poucos em watts a mais de potência depois que a constância de uma rotina de treinamento passa a existir.
Pedalar com um motor mais forte é mais prazeroso ainda. É o que todo mundo quer, mas sem esforço… Temos vários exemplos de pessoas que começaram do zero, totalmente sedentárias e com sobrepeso. Depois de vários quilos a menos, de se organizarem em busca da qualidade de vida estão realizando desafios antes impensáveis como pedalar de São Paulo a Aparecida (180 km).
Pensando assim…
…pode ser muito difícil inicialmente acordar cedo para pedalar. Mas, por que tanta gente faz isso? Porque você ganha o dia!!! Fica muito mais disposto para trabalhar. Quando realmente acorda em cima da bike com a brisa e o cheiro da manhã percebe que está passando por um lugar maravilhoso enquanto assiste ao sol nascer. Existem os notívagos que fazem o mesmo à noite depois do trabalho, geralmente em grupos, cuidando do social e do condicionamento físico;
…se passar do ponto em um pedal mais longo ou exigente, depois que se recuperar, ficará mais forte. É o mecanismo da compensação. Se extrapolar, aprenderá com o erro, mas nunca se arrependerá por não ter tentado;
…o único lugar onde não existe aventura é no trânsito. Se você não tem noção de pedalar pela cidade, inicie o treino a partir de um lugar confiável e seguro como a ciclovia da marginal Pinheiros ou em algum ponto onde muita gente já treina. Para sair pedalando de casa, devemos estudar com muita calma o caminho e escolher as ruas tranquilas. Pesquise na internet o mapa das ciclorrotas e teste com calma os caminhos em um domingo cedo pra depois aventurar-se durante a semana. Existe também a www.escoladebicicleta.com.br onde você pode solicitar uma assessoria particular para iniciar-se no pedal.
Boas pedaladas para uma vida muito melhor!!!

IPI Zero para bicicletas!!! Já somos mais de 95.000 assinantes. Apoie esta causa no www.change.org/pt-BR/petições/ipi-zero-para-bicicletas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos