ANÚNCIO
FURACÃO
Jairzinho é até hoje o único jogador em toda a história a marcar gols em todos os jogos de um Mundial de Futebol. Foram sete nas seis partidas disputadas em gramados mexicanos na Copa de 70. Só não foi o artilheiro do torneio porque Gerd Müller, outro craque da área, anotou 10 gols com a camisa da Alemanha. Jairzinho tinha feito parte da campanha frustrada na Copa de 66, na Inglaterra. Ídolo do Botafogo, clube que o revelou, também teve passagens marcantes pelo Cruzeiro e pelo Olympique de Marseille, da França.
COPA DE CRAQUES E NOVIDADES
Em uma Copa que teve Rivellino, Gérson e Tostão pelo Brasil, Beckenbauer pela Alemanha, Pedro Rocha pelo Uruguai, Bobby Charlton pela Inglaterra e Rivera pela Itália, Pelé protagonizou lances espetaculares. Dentre eles, a cabeçada certeira depois de cruzamento de Jairzinho contra a Inglaterra. Forte, no chão e no canto, a bola foi espalmada de forma incrível pelo goleiro inglês Banks. Muitas consideram essa a maior defesa da história dos mundiais. Foi a primeira Copa com transmissão de TV em cores para todo o mundo, a primeira com substituição de dois jogadores no decorrer dos jogos, a primeira com cartões amarelos e vermelhos e a primeira com bola oficial, fabricada pela Adidas, a Telstar, a famosa bola de pentágonos pretos e hexágonos brancos.
Sergio Patrick é apresentador e coordenador de esporte da Rádio Bandeirantes, que comanda a Cadeia Verde e Amarela das rádios do Grupo Bandeirantes nas transmissões da Copa do Mundo. A coluna O QUE ROLOU NAS COPAS traz histórias e personagens de todos os mundiais. Envie sua sugestão para spatrick@band.com.br .