Colunistas

Lula criou ‘governo sombra’ para monitorar Dilma

É o ex-presidente Lula quem mais incomoda a presidenta Dilma, e não a bem-comportada oposição ao seu governo. Ela mesma já desabafou isso a raros confidentes. Lula criou um “governo sombra” em São Paulo, com dez ex-integrantes do seu governo, a maioria ex-ministros. Funciona no Instituto Lula e, a pretexto de “pensar o Brasil do futuro”, monitora Dilma, como fazem opositores em países parlamentaristas.

Executivos

Lula cuida da questão política e os membros do “governo paralelo” trabalham com metas, prazos a cumprir, e até estimando custos.

Publicidad

Posto avançado

No instituto, Lula recebe políticos, empresários, donos de ONGs etc, todos com interesses (alguns nada republicanos) no governo.

Espião explícito

Os pedidos mais importantes de Lula chegam a Dilma por meio do ministro Gilberto Carvalho, seu “espião com crachá”.

 

 

 

Mexendo pauzinhos

Lula também sugere declarações públicas da presidenta, reclama de ministros, recomenda demissões e principalmente nomeações.

Viúva de Mandela tem amiga-irmã brasileira

Publicidad

A moçambicana Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, tem uma amiga brasileira, a quem chama de “irmã”. Trata-se de Leda Camargo, ex-embaixadora do Brasil em Moçambique, hoje na Suécia. Graça é muito agradecida por haver a diplomata ajudado a instalar, em Maputo, uma fábrica de anti-retrovirais fundamental na luta conta a aids. Graça foi mulher de Samora Machel, líder da independência de Moçambique.

Voltas do mundo

Quis o destino que a chanceler alemã Angela Merkel, a quem Dilma deu lições de economia, decida o futuro do Brasil na União Europeia.

Bolas da vez

Publicidad

Eduardo e Aécio também se empenham em negociar aliança com PV, PTB e PDT, que anunciam “independência” em relação ao governo.

Tudo acertado

A cúpula do PMDB está confiante de que a presidente Dilma apoiará o candidato da governadora Roseana Sarney no Maranhão, em 2014.

Publicidad

Entidade

Rosemary Noronha | Julia Moraes/Folhapress

A revista Time escolheu o papa Francisco “A pessoa do ano”. A coluna escolheu “Rose” Noronha a “Não Pessoa” de 2013. “Intocável” há um ano na Justiça, a ex-assessora íntima de Lula, vai ver, nunca existiu.

Publicidad

Esse cara sou eu

Depois de uma conversa com o posudo presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), um conhecido marqueteiro ironizou: “Se ele fosse tudo o que pensa que é, já ganhou a eleição para o governo de São Paulo…”

Só no nome

Publicidad

O ministério da Defesa se faz de morto com a denúncia de que conhecida empresa “brasileira” de munição descumpre decreto de 2012 que incentiva a indústria bélica nacional. Recebe financiamento e facilidades, mas seu controle acionário está num paraíso fiscal.

Racha no PSD

A bancada do PSD deverá eleger um novo líder na Câmara, nesta terça. Está dividida em quatro candidatos: Júlio Cesar (PI), Moreira Mendes (RO), Geraldo Thadeu (MG) e Roberto Santiago (SP).

Publicidad

Boquinha

José Eduardo Cardozo (Justiça) agora também conta com o serviço de catering nos jatinhos da FAB, a exemplo do colega Guido Mantega. Poderá gastar até R$ 170 mil, inclusive com sanduba de caviar.

Chapeuzinho 

Publicidad

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) ganhou um novo apelido, “Chapeuzinho Vermelho”, porque terá de enfrentar o relator Lobão Filho (PMDB-MA), na reforma do regimento interno do Senado.

Até já está gravado

Apesar dos assédios do PSDB e PSB, o PV está preparando para apresentar em programa nacional de TV, dia 2, o seu candidato a Presidente da República: ex-deputado paulista Eduardo Jorge.

Publicidad

BMW no Brasil

Interlocutor do governo Dilma com o setor produtivo, o vice Michel Temer deve participar nesta segunda (16) da inauguração em Joinville, Santa Catarina, da fábrica de automóveis da alemã BMW.

Sacode

Publicidad

Com chuva torrencial no Sudeste e a pior seca no Nordeste em 50 anos, o governo ainda vai sugerir pôr o Brasil de cabeça para baixo.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias