Após cinco décadas de transformações, poses dramáticas e explosões distantes, uma das sagas mais amadas do entretenimento japonês entrará em hiato. Super Sentai, a franquia que deu origem aos Power Rangers, deixará de ser exibida no início de 2026, e seus criadores afirmam que não retornará à televisão por pelo menos 10 anos.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
Project R.E.D. assume o lugar (e o horário)
A despedida não será sem um substituto. O horário atualmente ocupado pela série Sentai número 1, Gozyuger, será herdado por Project R.E.D., uma nova iniciativa da Toei que começará com Super Space Sheriff Gavan Infinity, marcando também o retorno da linha Metal Hero.
Mas a grande notícia não é o que está chegando, e sim o que está partindo.
Por que esse legado “morfomenomenal” está desaparecendo?
Em entrevista ao jornal Asahi Shimbun, Shinichiro Shirakura, produtor-chefe da Toei, explicou os motivos dessa decisão drástica. Em resumo: o mundo mudou e Super Sentai não conseguiu se adaptar a tempo.
O primeiro grande problema é o domínio das plataformas de streaming. Segundo Shirakura, as novas gerações agora podem escolher assistir a qualquer coisa, incluindo séries antigas.
Isso tornou a competição cada vez mais difícil, especialmente porque cada nova temporada de Sentai não se conecta com as anteriores, o que pode ser confuso para os novos fãs.
O Efeito “Vingadores” e a Fragmentação do Legado
O segundo fator é a crescente popularidade dos super-heróis americanos no Japão, especialmente os da Marvel.
Enquanto Homem de Ferro, Thor e Capitão América existem dentro de um universo coeso, Super Sentai reinicia sua história todos os anos, tornando mais difícil criar um vínculo com os personagens.
Curiosamente, Power Rangers entendeu isso muito antes. Sua versão ocidental começou a conectar histórias e expandir sua mitologia graças aos quadrinhos, algo que revitalizou seu próprio universo.
Super Sentai se tornou… entediante?
Shirakura foi direto: “A franquia se tornou banal”. Todos no Japão sabem o que é, mas ninguém sente mais que é essencial assistir.
O produtor também lembrou como Zyuranger (a base para Mighty Morphin Power Rangers) foi, em 1992, uma tentativa de reviver o formato com novas ideias, como o famoso sexto membro da equipe.
Foi, em suas palavras, “uma intervenção divina” que prolongou a vida da série por mais três décadas. Mas agora, é hora de uma pausa.
Um fim ou um novo começo?
O futuro é incerto, mas há esperança. Shirakura acredita que a franquia pode retornar em 10 anos, quando uma nova geração estiver pronta para redescobri-la. Enquanto isso, o Projeto R.E.D. será o novo campo de batalha para os vigilantes de uniforme colado ao corpo.
LEIA TAMBÉM:
Sonda JUICE da ESA captura a imagem do cometa interestelar 3I/ATLAS em seu estado mais ativo
O próximo filme de Dragon Ball vazou acidentalmente?O próximo filme de Dragon Ball vazou acidentalmente?Sam Altman também quer estar no espaço: ele procura uma empresa para competir com a SpaceX
Os fãs terão que esperar, mas já sabemos como esse gênero funciona: os heróis sempre retornam. Só que desta vez, vai demorar mais do que o normal.

