O astrofísico de Harvard, Avi Loeb, fez uma aposta pública com o historiador da ciência Michael Shermer sobre o futuro do contato com extraterrestres.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
Loeb está apostando US$ 1.000 que, antes do final de 2030, pelo menos duas grandes instituições científicas (como a NASA ou a AAS) confirmarão a descoberta de tecnologia ou biologia extraterrestre.

A aposta de longo prazo: um desafio à cautela científica
Seguindo uma longa tradição de apostas científicas formais (como as de Stephen Hawking), o Dr. Avi Loeb, diretor do Projeto Galileu, aceitou um desafio do historiador da ciência e cético Michael Shermer. A aposta foi feita através da plataforma Long Bets (fundada por Stewart Brand e Kevin Kelly, focada em previsões de longo prazo).
Termos da Aposta (Expira em 31 de dezembro de 2030):
- Condição de Vitória de Loeb: Ele vencerá se pelo menos duas das três organizações a seguir — NASA, Fundação Nacional de Ciência (NSF) e Sociedade Astronômica Americana (AAS) — confirmarem a descoberta de inteligência extraterrestre (ETI) na forma de:
- Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAPs).
- Objetos Interpeladores de natureza tecnológica (como o 3I/ATLAS).
- Ou qualquer forma de vida biológica alienígena encontrada na Terra. O Fundo: O vencedor doará o prêmio de US$ 1.000 para a Fundação Projeto Galileu, organização de Loeb dedicada à busca por artefatos tecnológicos extraterrestres.

A perspectiva de Loeb: otimismo baseado na probabilidade
Avi Loeb justifica seu otimismo com argumentos baseados na vasta escala de tempo e espaço do universo. Existem bilhões de análogos da Terra e do Sol na Via Láctea, e a maioria é bilhões de anos mais antiga que o nosso sistema solar. Isso proporciona tempo suficiente para que muitas civilizações tenham evoluído.
A busca científica por artefatos tecnológicos significativos “apenas começou” em 2025, com a descoberta do objeto anômalo 3I/ATLAS, o lançamento do Observatório Rubin e a construção dos observatórios terrestres do Projeto Galileu.

Loeb argumenta: “É melhor ser otimista, porque a vida às vezes é uma profecia autorrealizável”. Ele está ativamente envolvido na busca, na esperança de encontrar um “parceiro” em seu “encontro às cegas com objetos interestelares”.
O argumento de Shermer: ceticismo diante da falta de evidências
Por sua vez, o cético Michael Shermer, diretor da Sociedade de Céticos, afirma que a “revelação” de informações extraterrestres não ocorrerá até 2030.
Shermer destaca que, apesar das repetidas previsões de ufólogos ao longo de décadas, as alegações de contato e engenharia reversa de tecnologia alienígena sempre careceram de evidências verificáveis.
A aposta busca forçar os crentes a “colocarem seu dinheiro onde está seu coração” e, assim, avaliarem a verdadeira confiança que têm em suas previsões.
LEIA TAMBÉM:
3I/ATLAS é uma fábrica de produtos químicos que “parece estar buscando um ambiente propício à vida”
Um adesivo de microagulhas capaz de regenerar dentes foi desenvolvido na Coreia do Sul
Seu nome na Lua: NASA abre cadastro global para você viajar a bordo da missão Artemis II
Independentemente do resultado, o desfecho da aposta de 2030 será um marco. Se Loeb vencer, representará a “maior descoberta da história da humanidade”. Se Shermer vencer, isso não significa que estamos sozinhos, mas sim que as alegações exageradas de contato devem ser substituídas por uma busca mais rigorosa e paciente pela verdade.

