A Apple será forçada a incorporar uma correção em seu mais recente e ambicioso redesenho de interface, o “Liquid Glass”, lançado com o iOS 26. Embora o design tenha sido apresentado como a maior reformulação estética em anos, o uso extensivo de transparência e efeitos de vidro em notificações e ícones atraiu críticas por comprometer a legibilidade dos elementos na tela.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
Isso ficou especialmente evidente em notificações e ícones com fundos claros, onde o contraste diminuiu visivelmente.

A empresa aparentemente respondeu a essas reclamações introduzindo uma correção no iOS 26.1 beta 4, a próxima grande atualização do sistema operacional. A solução não envolve a remoção do design, mas sim a oferta de uma opção para os usuários mitigarem o efeito de transparência e restaurarem a clareza visual.
Opacidade torna-se opcional
A inclusão deste novo recurso foi relatada pelo site especializado 9to5Mac, que analisou o beta e detalhou a localização e o efeito da configuração. A nova configuração está localizada no menu Tela e Brilho e permite que os usuários escolham entre dois aspectos para o design do Liquid Glass:
Clear (Transparente): Mantém a aparência original do iOS 26, oferecendo maior transparência e permitindo que os usuários vejam o conteúdo por trás dele.
Tonalidade (Opaco/Contraste): Aumenta a opacidade dos fundos de notificações e outros elementos da interface, adicionando mais contraste e melhorando significativamente a legibilidade de texto e ícones.

De acordo com a descrição do sistema feita pela própria Apple, a opção “Tinting” aumenta a opacidade e adiciona mais contraste. Embora não seja uma admissão explícita de uma falha de legibilidade, reconhece as deficiências percebidas pelos usuários com o design inicial. O ajuste de contraste afetará toda a interface do sistema operacional, bem como os aplicativos que adotaram as novas diretrizes de design do Liquid Glass.
LEIA TAMBÉM:
Xbox não abandona hardware: presidente confirma e tira dúvidas
O que podemos esperar do Atlas, o novo navegador da OpenAI?
Disponibilidade e Impacto
A iniciativa da Apple de incorporar maior controle sobre a aparência do sistema operacional ocorre após um mês de críticas. Embora ainda não haja uma data de lançamento confirmada para o iOS 26.1, o 9to5Mac sugere que a atualização final pode chegar muito em breve, possivelmente no final da mesma semana em que o beta foi lançado. Essa correção ressalta a importância da funcionalidade em detrimento da estética no design de interfaces.

