O Meta continua a apertar os parafusos para tornar o Instagram um lugar mais seguro para os jovens, e está fazendo isso por meio de decisões firmes: mais controles parentais e menos conteúdo adulto para contas de menores. Em outras palavras, se você tem menos de 18 anos, verá menos coisas que não deveria... e seus pais terão mais poder para decidir o que é permitido e o que não é.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
Menores com perfil, mas com bloqueio
Embora o Instagram já fosse conhecido por ser rigoroso com suas regras, conteúdo violento ou picante ainda aparece no feed.
Para conter isso, a plataforma decidiu que todas as contas de usuários menores de idade terão filtros de conteúdo ativados por padrão, limitando automaticamente o que eles podem ver. E quem pode alterar esses filtros? Somente os pais ou responsáveis em suas configurações.
Qual será o filtro padrão?
O Instagram definiu o padrão para conteúdo para maiores de 13 anos. A rede social já estabelece em seus termos que os usuários devem ter pelo menos 14 anos para usar o aplicativo, mas com esses novos filtros, a plataforma vai além e bloqueia automaticamente o conteúdo adulto, a menos que os responsáveis decidam o contrário.
Além disso, na seção de configurações, será possível ajustar ainda mais o nível de restrição de idade. Isso significa que os pais podem decidir se desejam manter o conteúdo mais seguro ou desbloqueá-lo (parcial ou totalmente), dependendo do que considerarem apropriado.
Quando essas mudanças chegarão?
Os novos recursos já estão a caminho, mas não chegarão todos de uma vez. O Meta confirmou que o lançamento será gradual: começará nas próximas semanas e se estenderá até o início de 2026.
Isso inclui filtros de conteúdo e futuras ferramentas baseadas em IA, que também serão focadas na proteção de menores.
LEIA TAMBÉM:
Inovação: primeiro passo em direção à prevenção de amputações com dispositivo wearable para saúde
Apple se prepara para seu próximo grande lançamento: um MacBook com chip M5 está a caminho
A realidade virtual não morreu: Valve prepara seu novo headset para entrar na competição
O Instagram quer deixar claro que está comprometido com uma rede social mais responsável e segura, especialmente para aqueles que ainda estão crescendo. O objetivo? Ganhar a confiança de pais, educadores... e, claro, dos próprios adolescentes.

