Quando você pensa em Tim Cook, CEO da Apple, provavelmente imagina alguém com uma agenda tão apertada quanto a tampa de um iPhone novo. E você não está muito longe disso. Cook é famoso por ser extremamente organizado, fã de agendas rígidas e um defensor ferrenho dos recursos de produtividade do iOS e do macOS. Mas seu maior segredo para o desempenho máximo não é fazer mil coisas ao mesmo tempo. É fazer apenas o que só ele pode fazer.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
Sim, parece simples. Mas tem mais poder do que você imagina.
O “Princípio do só Você”: quando menos é mais
Essa abordagem, que ele compartilha com outros gigantes como Jeff Bezos, baseia-se em uma ideia muito clara: se outra pessoa pode fazer uma tarefa... deixe-a fazer. Concentre-se apenas no que realmente depende de você e que ninguém mais pode fazer.
No caso de Cook, isso significou até mesmo parar de fazer coisas que Steve Jobs costumava fazer, como visitar as equipes de engenharia e design diariamente. Em vez disso, ele dá instruções, confia na equipe e se concentra em decisões de alto nível. Em outras palavras, ele faz o que só um CEO pode (e deve) fazer.
E se você não tiver uma equipe para delegar tarefas?
Bem, nem todos nós temos um grupo de gênios trabalhando para nós — eu gostaria que tivéssemos, certo? — mas o princípio pode ser aplicado da mesma forma. O segredo é priorizar. Em vez de tentar fazer tudo, concentre-se no que você e somente você pode resolver e deixe o resto para depois (ou para outra pessoa, se puder). Isso já é um grande passo para ser mais produtivo sem enlouquecer no processo.
LEIA TAMBÉM:
Elon Musk quebrou um recorde incrível: ele é o primeiro bilionário a atingir US$ 500 bilhões
Clopatra: o malware sofisticado que se disfarça de VPN e IPTV para roubar dados do Android
China desenvolve o primeiro protótipo de bateria de íons de hidrogênio recarregável do mundo
Multitarefa não é a solução mágica
Na verdade, muitos estudos mostraram que fazer várias coisas ao mesmo tempo só reduz sua eficiência. Tim Cook é claro: não se trata de fazer mais coisas, mas de fazer as coisas certas. E se o CEO da Apple, que tem algumas responsabilidades na bagagem, diz isso, pelo menos vale a pena tentar.

