Ciência e Tecnologia

China desenvolve o primeiro protótipo de bateria de íons de hidrogênio recarregável do mundo

O avanço, publicado na Nature, demonstra a viabilidade de uma nova tecnologia de estado sólido ideal para armazenamento de energia em larga escala

Batería / Gemini-FW
Bateria / Gemini-FW

Cientistas chineses alcançaram um marco que pode mudar o futuro do armazenamento de energia: o desenvolvimento da primeira bateria de íons de hidrogênio (H−) recarregável e funcional do mundo. Essa tecnologia experimental representa uma alternativa promissora e mais segura às baterias de íons de lítio dominantes.

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A inovação, liderada por uma equipe do Instituto de Física Química de Dalian (DICP), subordinado à Academia Chinesa de Ciências, leva com sucesso essa tecnologia do conceito teórico à prática experimental, superando obstáculos que antes a mantinham apenas no âmbito da pesquisa conceitual.

Baterias em série BRAMBLE ENERGY

Íons H− e um Eletrólito Sólido Inovador

Baterias de íons hidreto funcionam de forma semelhante às baterias de lítio, mas utilizam íons hidreto (H−) como transportadores de carga. Esses íons são atraentes devido à sua baixa massa e alto potencial redox.


A chave para o sucesso da equipe chinesa foi o desenvolvimento de um novo eletrólito, um compósito núcleo-casca (3CeH₃@BaH₂). Este material permite a rápida condução de íons hidreto à temperatura ambiente, algo que até agora tem sido o principal desafio técnico.

Batería / Gemini-FW
Bateria / Gemini-FW

Pesquisadores construíram um protótipo de bateria de estado sólido usando hidreto de alumínio e sódio (NaAlH4) como eletrodo positivo e di-hidreto de cério (CeH2) como eletrodo negativo.

  • Capacidade inicial: O eletrodo positivo atingiu uma capacidade de descarga inicial de 984 mAh/g.
  • Voltagem: A célula de teste conseguiu atingir uma tensão de operação de 1,9 V, suficiente para alimentar uma lâmpada de LED.
  • Segurança: Ao utilizar hidrogênio como transportador de carga, essa tecnologia previne a formação de dendritos metálicos, um fenômeno comum em baterias de lítio que pode levar a falhas e riscos de incêndio.

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Embora este protótipo ainda esteja em desenvolvimento em laboratório e não esteja próximo da comercialização, o estudo publicado na revista científica Nature demonstra a viabilidade da bateria de íons hidreto como uma tecnologia sustentável. Seu principal potencial reside no armazenamento de energia em larga escala e em sistemas que buscam soluções livres de lítio.

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