Ciência e Tecnologia

Efeito Trump: novas taxas de visto H-1B agitam o setor de tecnologia dos EUA

A nova taxa de US$ 100.000 para vistos H-1B nos Estados Unidos está causando uma perda de talentos qualificados em tecnologia

Agencia
Google (AP Foto/Jeff Chiu, Archivo) AP (Jeff Chiu/AP)

Enquanto a indústria de tecnologia dos EUA se esforça para conter os efeitos da recente decisão do governo Trump, a Europa vê uma oportunidade de atrair trabalhadores estrangeiros qualificados. A nova taxa anual de US$ 100.000 para vistos H-1B, usados ​​por dezenas de milhares de profissionais para trabalhar no setor de tecnologia dos EUA, tem causado incerteza e descontentamento.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Diante dessa situação, gigantes como Amazon, Google e Microsoft tiveram que repatriar seus funcionários com vistos H-1B e cancelar seus planos de viagem. Por sua vez, as empresas europeias lançaram uma ofensiva para atrair esses talentos desiludidos.

Agencia
Google (AP Foto/Juliana Yamada, Archivo) AP (Juliana Yamada/AP)

Oportunidade para Startups Europeias

Várias startups de tecnologia na Europa começaram a usar suas redes sociais para oferecer vagas e vistos. Fundadores como Barney Hussey-Yeo, da fintech britânica Cleo, e Victor Riparbelli, da startup de IA Synthesia, postaram mensagens no LinkedIn, garantindo aos trabalhadores afetados que há oportunidades para eles na Europa, com salários competitivos e menos incerteza.


Até o governo britânico viu a oportunidade, intensificando uma campanha existente para eliminar as taxas de visto para talentos globais. A situação é apresentada como um “presente enorme para todos os polos de tecnologia no exterior”, de acordo com Garry Tan, CEO da incubadora de tecnologia Y Combinator, que acredita que a taxa de visto é um obstáculo para pequenas startups.

Amazon (AP Foto/Michael Sohn, archivo) AP (Michael Sohn/AP)

Impacto na Indústria de Tecnologia dos EUA

Embora autoridades do governo americano tenham tentado acalmar os temores, garantindo que a taxa não se aplicará a renovações ou vistos existentes, as empresas não baixaram a guarda. Muitas incentivaram seus funcionários a retornar aos EUA antes do prazo final de 21 de setembro e os aconselharam a cancelar futuras viagens.

As empresas americanas estão cientes dos danos que essa política pode causar. Embora grandes empresas possam resistir à mudança, as startups serão severamente afetadas, o que pode prejudicar a capacidade competitiva do setor, especialmente na área de inteligência artificial.

.
Donald Trump Foto: Screenshot

LEIA TAMBÉM:

Duas funções que você deve desativar no seu celular se não quiser ser espionado ou ter seus dados roubados

O que está por trás do grande acordo entre Nvidia e OpenAI?

Quer um remake do seu Metal Gear Solid favorito? Esta é a sua chance

O atrito entre o governo e o setor de tecnologia dos EUA não é novo, e as reclamações do setor dificilmente mudarão a posição do governo. A medida representa uma jogada política que usa a política de imigração para exercer pressão sobre o setor de tecnologia.

Últimas Notícias