Entre reuniões, planilhas, e-mails intermináveis e tarefas, você às vezes gostaria de ter algo que lhe trouxesse um sorriso ao rosto sem prejudicar sua produtividade? É aí que entram os jogos idle, uma categoria cada vez mais popular no Steam que, longe de tentar mantê-lo imerso por horas, são projetados para rodar em segundo plano enquanto você faz coisas “importantes”.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
O que são jogos idle e por que eles estão na sua lista de desejos sem você nem saber?
Os jogos tradicionais exigem sua alma, seu tempo e seus reflexos. Mas este novo tipo de videogame, conhecido como jogos idle ou de inatividade, faz o oposto: eles são projetados para evitar que você preste muita atenção neles. Sim, eles são como aquele colega de trabalho que nunca interrompe, mas está sempre lá se você precisar.
Dos lendários dias de FarmVille ao glorioso Cookie Clicker, a ideia de seguir em frente sem fazer nada não é nova, mas evoluiu de maneiras muito criativas.
E agora, graças ao Steam, eles estão encontrando nova vida em jogos que rodam ao lado ou abaixo da tela enquanto você trabalha, navega ou simplesmente os esquece.
Jogos que sabotam sua produtividade... mas de maneiras adoráveis.
Um ótimo exemplo é Rusty’s Retirement, um jogo de gerenciamento de fazenda que roda em uma estreita faixa vertical na tela. É perfeito para trabalhar e, com o canto do olho, observar sua pequena fazenda florescer. Observação: ele também vem com um “modo de barra inferior” para quem não quer desperdiçar um único pixel de espaço útil.
Outro chamariz (e cliques) é Bongo Cat. É basicamente um gatinho animado que toca uma mini bateria toda vez que você digita ou clica. A diferença? Alguns itens raros que você ganha podem ser vendidos no Steam por até 12 euros. Sim, você pode ganhar dinheiro sem jogar. Capitalismo passivo ao estilo kawaii!
E se você quiser algo mais elaborado, há o Lakeside Bar, um simulador de bar que, com o tempo, permite automatizar pedidos, decorar o local e atender clientes, tudo isso enquanto responde e-mails ou tem dificuldades no Excel.
O modo “Bottom” ocupa apenas 20% da tela inferior, então você nem perceberá que está gerenciando um negócio virtual enquanto sobrevive a um negócio real.
Multitarefa extrema? Também é divertido
Ao contrário de assistir a vídeos ou ouvir música de fundo, esses jogos são projetados para distraí-lo de forma controlada e produtiva (pelo menos emocionalmente). Eles não exigem sua atenção constante, mas oferecem recompensas visuais ou financeiras que fazem valer a pena jogá-los o dia todo.
Jogos como Not Monday Café seguem essa linha, transformando a barra inferior da tela em um café interativo onde as coisas acontecem mesmo que você não esteja fazendo nada. O objetivo? Garantir que a tela nunca fique vazia e que seu cérebro sempre tenha uma microdose de dopamina pronta.
LEIA TAMBÉM:
Quer jogar videogames antigos, mas seu PC não deixa? Aqui está a solução
Final Fantasy VII Remake quebra barreiras e chega em diversas plataformas
Estudo diz que seu nome pode estar sabotando sua busca por emprego
Conclusão: A multitarefa do futuro é adorável e pode ser vendida no Steam
Jogos idle são o lanche perfeito entre as tarefas, uma pausa ativa para o jogador moderno e a prova de que você não precisa estar 100% presente para aproveitar um videogame. Se você se distrair enquanto trabalha, não resista. Deixe Rusty, Bongo ou o Lakeside Bar lhe fazerem companhia durante o seu dia de trabalho. Pelo menos eles não pedem para você ligar a câmera no Zoom.

