Ciência e Tecnologia

Parece que temos fumaça branca: um acordo foi feito com o TikTok nos Estados Unidos

O TikTok vai ficar nos EUA? Parece que sim

¡TikTok se queda! Trump insinúa que la red social permanecerá en EE.  UU. tras acuerdo con China
TikTok faz acordo com Trump Grok

Parece que o TikTok não vai sair dos Estados Unidos (pelo menos por enquanto). De acordo com autoridades de ambos os lados do Pacífico, Washington e Pequim chegaram a um acordo-quadro para que o popular aplicativo de vídeos curtos continue operando sob controle americano, embora tudo seja confirmado nesta sexta-feira em uma ligação telefônica entre o presidente Donald Trump e seu colega chinês, Xi Jinping.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

O prazo que acelerou tudo

Aparentemente, o que motivou esse avanço foi a pressão do calendário. 17 de setembro foi o prazo imposto pelos EUA para que a ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, desfizesse o controle do aplicativo no país.

Caso contrário, o TikTok enfrentaria um possível bloqueio. Mas, de acordo com o secretário do Tesouro, Scott Bessent, após uma reunião com autoridades chinesas em Madri, há motivos para otimismo.


“Poderíamos estender o prazo por mais 90 dias enquanto os detalhes são finalizados”, explicou Bessent. Embora não tenha revelado muito sobre o que o acordo inclui, ele revelou algo importante: os elementos “culturais” que preocupam a China seriam mantidos, mas a segurança nacional, que é o que mais importa para os EUA, seria garantida.

Quem será o novo dono do TikTok?

Essa é a grande incógnita. Ainda não se sabe quem comprará o controle do TikTok nos EUA, nem se a ByteDance cederá a tecnologia subjacente ou simplesmente a licenciará. De acordo com Wang Jingtao, funcionário do órgão regulador do ciberespaço da China, a opção de licenciar tecnologias como algoritmos está em discussão.

O que Trump deixou claro foi que ainda não há decisão sobre se a China manterá uma participação na empresa. Mas ele deixou algo em sua rede Truth Social que soou bastante triunfante:

“Também foi alcançado um acordo sobre uma empresa que os jovens do nosso país queriam salvar. Eles ficarão entusiasmados! Falarei com o presidente Xi na sexta-feira. O relacionamento continua muito forte!”

E, claro, não podemos esquecer que Trump adora o TikTok: ele tem 15 milhões de seguidores em sua conta pessoal, e a Casa Branca abriu uma conta oficial no mês passado.

O Congresso também tem voz ativa

Lembre-se de que, em 2024, o Congresso, controlado pelos republicanos, aprovou uma lei exigindo que empresas estrangeiras consideradas de risco se desfaçam de dados dos EUA. Portanto, o acordo terá que passar por isso também, e não será automático.

Mais do que o TikTok: Guerra Comercial, Nvidia e Até Terras Raras

Este potencial acordo não é isolado. A guerra comercial entre EUA e China, as tarifas cruzadas e o bloqueio de exportações de tecnologia avançada, como chips e semicondutores, também foram discutidos nas reuniões no Palácio de Santa Cruz, em Madri.

E no mesmo dia em que o avanço com o TikTok foi anunciado, a China abriu uma investigação antitruste contra a Nvidia, algo que os EUA não receberam muito bem. De acordo com Bessent, o momento desse anúncio foi “inoportuno”.

LEIA TAMBÉM:

O próximo Xbox rodará Windows? Aqui está o que sabemos

O truque do Google Maps para turismo a pé com realidade aumentada

Empreendedor e filantropo alerta que IA e robótica podem eliminar 60% dos empregos globais

Haverá uma cúpula Trump-Xi?

Tudo indica que a ligação desta sexta-feira entre os dois presidentes será fundamental não apenas para confirmar o futuro do TikTok, mas também para ver se Trump concorda em participar de uma cúpula em Pequim neste outono. Segundo fontes próximas ao assunto, se um acordo sobre o TikTok não fosse alcançado, a reunião seria cancelada.

Últimas Notícias