Xbox e Windows são primos próximos dentro da extensa família Microsoft há anos. Mas ultimamente... eles têm se dado bem demais. Entre o Xbox Game Pass, com toneladas de jogos para PC, e dispositivos como o Asus ROG Ally (com Windows), que já ostenta o selo Xbox, a linha entre console e PC está mais tênue do que nunca.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
E, claro, muitos estão se perguntando: o próximo Xbox poderia rodar Windows?
A ideia: um console mais parecido com um PC?
Em um vídeo recente da PCWorld, Adam entrevistou Mike Danseglio, ex-membro da equipe do Xbox, para falar sobre isso. E embora os consoles Xbox sempre tenham usado uma base Windows, eles o fazem com tantas camadas que é como se você estivesse usando algo completamente diferente.
Até agora, um Xbox roda apenas jogos de Xbox. Sem instalar jogos de PC ou programas semelhantes ao Windows. Mas Mike acha que isso pode mudar.
Um Xbox com Windows... e personalizável?
Segundo Mike, faz sentido pensar em um console em que o Windows seja o sistema operacional e o Xbox seja apenas a interface do usuário. Imagine um console onde você pode trocar de hardware, instalar mods, abrir aplicativos de PC e ainda ter a experiência clássica do Xbox com suas conquistas, sua loja e sua biblioteca.
Aliás, a Microsoft já está se aproximando dessa ideia com campanhas como “Este é um Xbox”, onde tudo não depende mais da caixa preta embaixo da TV. Um Asus ROG Ally com Windows? Isso também é um Xbox.
Mas... será que isso vai acontecer?
A parte triste: provavelmente não. Embora fosse ótimo ter um Xbox que funcionasse como um PC gamer (e que você pudesse personalizar ao seu gosto), a Microsoft continua sendo uma empresa conservadora com seus consoles, pelo menos por enquanto.
LEIA TAMBÉM:
Debate divide fãs: assim seria Dragon Ball Super no estilo de Dragon Ball Z
Talvez o Goku mais jovem tenha sido o mais poderoso da franquia Dragon Ball: saiba o motivo
Esta inteligência artificial pode criar e editar arquivos do Office
É claro que a aproximação entre Xbox e Windows continuará. Não seria incomum ver consoles mais abertos, mais integrados ao ecossistema do PC... e, com sorte, com mais liberdade para os usuários.

