Durante anos, o Windows incluiu jogos para matar o tempo quando você não tinha internet. Sim, estamos falando do lendário Campo Minado, Paciência... e, claro, do inesquecível 3D Pinball Space Cadet.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
Aquele jogo de pinball com gráficos 3D no estilo dos anos 90 que, contra todas as probabilidades, acaba de se tornar um dos jogos mais rápidos (e absurdamente fluidos) já criados. O motivo? Um bug que o faz rodar sem freios.
O bug que o tornou ultrarrápido
Se você cresceu com o Windows XP ou mesmo o Windows 95, provavelmente jogou 3D Pinball Space Cadet. Era simples, viciante e vinha instalado por padrão. Mas o que você talvez não soubesse é que seu motor gráfico tinha um detalhe curioso: não tinha limite de FPS. Literalmente.
A descoberta veio de um de seus criadores, Dave Plummer, engenheiro da Microsoft que também trabalhou no Gerenciador de Tarefas. Em seu canal no YouTube, ele explicou que o motor gráfico do jogo “desenhava quadros o mais rápido possível, sem limites”.
Antigamente, isso significava cerca de 90 FPS, nada mal para um PC com processador de 200 MHz. Mas agora...
Pinball 3D a 5.000 FPS?
Sim, como você leu. Rodando o jogo hoje em um computador moderno, ele atinge mais de 5.000 quadros por segundo, apesar de usar apenas um núcleo de CPU. Incrível? Um pouco. Ineficiente? Bastante.
Algum tempo depois, outro engenheiro da Microsoft, Raymond Chen, trouxe ordem ao caos. Ele detectou o bug e limitou o jogo a 100 FPS, impedindo que consumisse toda a energia do processador. “Meu momento mais gratificante foi poder compilar código enquanto jogava Pinball”, brincou Chen.
Um bug que deixa lições
Embora pareça uma anedota engraçada, na verdade nos deixa com uma mensagem interessante: muitos programas são projetados para o hardware de sua época. Quando você os executa em máquinas atuais, bugs podem surgir... e surgiram.
LEIA TAMBÉM:
Governo japonês também se junta à comemoração do 40º aniversário de Dragon Ball
Este pode ser o salto de qualidade para o Windows 12
OpenAI está no centro das atenções por suicídios relacionados ao ChatGPT
Algo semelhante aconteceu comigo anos atrás com um antigo jogo de motos Harley Davidson. Joguei em um processador Intel 8086 de 8 MHz, mas quando troquei de PC, o jogo rodou tão rápido que ficou impossível de jogar. Muito poder!

