Ciência e Tecnologia

O fim dos carregadores! Foi criada uma bateria com duração de 20 anos que é carregada com lixo nuclear

Adeus carregadores

Bateria celular (Twitter)

Uma startup da Califórnia criou uma bateria que pode mudar o jogo para sempre: uma que promete durar até 20 anos sem precisar ser recarregada. O mais fascinante é que ela usa um material inesperado para funcionar.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

O problema do século XXI: Vício em carregador

Não importa se você tem o celular mais avançado do mercado, o dilema é o mesmo: a bateria dura um dia, no máximo.

Conoce los nuevos smartphones, auriculares, smartwatch y baterías externas que se adaptan para mantener la conectividad y eficiencia en donde sea
Carregando o celular (Cortesía)

A curta vida útil das baterias tem sido o calcanhar de Aquiles da tecnologia há anos, um problema que os engenheiros tentaram resolver sem sucesso. Mas agora, uma empresa chamada Nano Diamond Battery (NDB) afirma ter encontrado a solução em um lugar muito, muito inesperado.


A magia atômica que muda tudo

A tecnologia por trás desta bateria parece pura ficção científica. É uma bateria de nanodiamantes que usa resíduos nucleares para gerar energia. Em vez de usar produtos químicos tóxicos, a NDB usa carbono-14, um isótopo radioativo encontrado em resíduos de reatores nucleares, e o encapsula em diamantes sintéticos. Esses diamantes atuam como semicondutores e dissipadores de calor, convertendo radiação diretamente em eletricidade.

Adaptadores de rede elétrica EUROPA PRESS - Archivo (EUROPA PRESS/Europa Press)

O processo, conhecido como conversão direta, é tão eficiente que a bateria poderia operar continuamente por décadas. O tamanho é escalável, o que significa que a tecnologia poderia ser usada em qualquer coisa, desde um smartphone até um carro elétrico que nunca precisa ser carregado em uma estação de recarga durante toda a sua vida útil.

Um futuro que parece ficção científica

O potencial desta bateria é ilimitado. Imagine um mundo onde seu telefone tem a mesma bateria de um carro, um mundo onde as estações de recarga para carros elétricos são coisa do passado.

Cable de alimentación, yCarregador de bateria para smartphone. Foto: Kickstarter/Andromium

Poderia até ser usado para alimentar naves espaciais, que viajariam pelo universo sem se preocupar com energia. Embora a empresa tenha um protótipo funcional, a tecnologia ainda está em desenvolvimento. Mesmo assim, o simples fato de um avanço tão grande ter sido alcançado nos diz que o futuro da energia não é o que pensávamos.

LEIA TAMBÉM:

Um antigo recurso descontinuado do iPhone pode retornar com tudo

Este pode ser o preço do Xbox Next: prepare sua carteira!

Telegram introduziu um recurso que irá lembrá-lo um pouco do MSN Messenger

Você usaria um telefone movido a lixo nuclear se nunca mais precisasse carregá-lo? Você acha que esse tipo de tecnologia é o futuro da energia?

Últimas Notícias