Ciência e Tecnologia

Steam está preparando algo muito grande para a indústria: o que é o Steam Frame?

A empresa por trás do Steam registrou uma nova marca misteriosa. Novo console? Realidade virtual? Ambos?

Steam STEAM

A Valve é uma daquelas empresas que, quando se move, faz barulho. Às vezes acerta, como com o Steam Deck ou o headset Valve Index. E outras vezes... bem, vamos lembrar das Steam Machines ou daquele Controle Steam com mais botões do que amor.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Agora, tudo aponta para o Steam Frame como o novo projeto no horizonte. A empresa entrou com dois pedidos de marca registrada no Escritório de Patentes dos EUA em 3 de setembro, e os nomes estão longe de passar despercebidos.

Um pedido abrange consoles e periféricos de videogame, e o outro se refere a hardware, acessórios e software multimídia.


Em outras palavras, a Valve está preparando algo.

Um novo console? Um headset de realidade virtual? Ambos?

Os fãs já estão teorizando:

  • Será que as Steam Machines serão ressuscitadas, desta vez com melhores resultados?
  • Será que eles estão desenvolvendo um novo headset de realidade virtual, talvez mais acessível e compatível com o console?
  • E se for uma combinação híbrida, estilo Steam Deck, mas para a sala de estar?

A única coisa clara por enquanto é que ambos os registros estão vinculados sob o nome Steam Frame, o que sugere que fazem parte do mesmo ecossistema ou produto. E considerando que a Valve tende a ser discreta (e um tanto imprevisível), tudo pode acontecer.

O Steam Deck foi um divisor de águas (literalmente)

O Steam Deck foi um confronto direto. Enquanto outros consoles portáteis permaneceram meras ideias, a Valve lançou um dispositivo poderoso e versátil focado na experiência do PC. Agora, com essa boa reputação construída, a ideia de um console doméstico “da marca Steam” não parece tão absurda quanto parecia há alguns anos.

Além disso, o SteamOS amadureceu e pode ser a base perfeita para um sistema totalmente dedicado a jogos, independente do Windows. Se o Steam Frame acabar sendo uma máquina nova, o momento não poderia ser melhor.

E se for apenas uma marca registrada “por precaução”?

Ok, vamos diminuir o hype por um segundo. Registrar uma marca não garante nada. Empresas fazem isso o tempo todo para proteger nomes, conceitos ou ideias que podem (ou não) usar algum dia.

LEIA TAMBÉM:

Apple não lancará apenas um iPhone dobrável: apostará em um iPad que dobra

Roblox usará uma nova ferramenta para identificar idade de seus usuários

Finalmente: Instagram paga dívida com os usuários da Apple e lança seu aplicativo específico para iPad

A Valve não se pronunciou sobre isso. E se você conhece Gabe Newell, sabe que pode levar um tempo até que saibamos algo concreto. Até lá, o Steam Frame é tão real quanto Half-Life 3: sabemos que ele existe... mas não sabemos quando (ou se) o veremos.

Últimas Notícias