Ciência e Tecnologia

Roblox estabelece novo recorde e supera Steam

Ele conseguiu isso com todo o seu arsenal de mundos estranhos, minijogos e cérebros para roubar. Literalmente

ROBLOX - Archivo Europa Press (ROBLOX/Europa Press)

Poucas coisas unem os jogadores ao redor do mundo como ver números massivos em tempo real. E foi exatamente isso que aconteceu em 23 de agosto, quando Roblox, aquele universo de blocos, mods e criatividade sem fim, atingiu 45 milhões de jogadores simultâneos.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

O anúncio foi feito pelo CEO da Roblox, David Baszucki, e sim, são 5 milhões a mais que o recorde global do Steam, que inclui todos os seus jogos combinados. Nada mal para uma plataforma que nasceu antes de muitos de seus usuários.

Mais que Fortnite e Minecraft?

Sim, também os ultrapassou. Fortnite tem um recorde de 14,3 milhões de jogadores simultâneos, e Minecraft, embora tenha uma média de 32 milhões por dia, mal atingiu 4,2 milhões de jogadores simultâneos. Comparar números não é totalmente justo, porque Roblox é mais uma plataforma do que um jogo, mas ainda assim é impressionante.


Disponível para PC, iOS, Android, PlayStation e Xbox, Roblox permite que seus usuários criem seus próprios jogos e experiências. O modo mais popular na época era “Roubar um Cérebro”, que atraiu 20 milhões de pessoas jogando simultaneamente só naquele dia. Incrível, ainda que um pouco assustador.

Um reino amigo das crianças... e muito lucrativo

Roblox é um mundo dominado por jovens jogadores: metade das crianças americanas entre 6 e 16 anos joga. Apenas 1 em cada 10 usuários tem mais de 25 anos. E embora muitos pais o adorem como porta de entrada para o desenvolvimento de jogos, a plataforma também tem seu lado obscuro.

Entre os pontos mais controversos:

  • Bots e trapaças: Há muitos usuários falsos tentando explorar o sistema de monetização.
  • Trabalho infantil disfarçado: Muitos dos criadores mais jovens criam jogos na esperança de receber Robux, mas só conseguem convertê-los em dinheiro real se atingirem 30.000... e mesmo assim, recebem um terço do valor.
  • Predadores online: A moderação tem sido criticada por ser frouxa, e Louisiana recentemente processou o Roblox por não proteger adequadamente seus usuários menores de idade.

Houve até polêmica quando um “caçador de predadores” do YouTube foi banido da plataforma após denunciar vários suspeitos. A situação claramente precisa de mais atenção.

Mesmo assim... o Roblox continua vencendo

Durante a pandemia, sua popularidade explodiu e hoje gera mais de US$ 2 bilhões anualmente. Só no segundo trimestre de 2025, a Roblox Corporation pagou aos desenvolvedores mais de US$ 300 milhões. Alguns modos de jogo chegam a ter orçamentos multimilionários. Nada mal para um “jogo infantil”.

LEIA TAMBÉM:

Não é mágica: esta teoria explica por que a IA pode criar imagens originais

Confirmado! A Toei Animation tem planos para todas as sagas de Dragon Ball Super, e veremos isso em anime

Atenção! Hacker cria ransomware com IA indetectável

Resumindo: Roblox não está apenas no auge, mas também está redefinindo o que significa ser uma plataforma de jogos, mesmo que isso aconteça com polêmica, muitas luzes coloridas... e milhões de cérebros para roubar (no jogo, é claro).

Últimas Notícias