A cena é a seguinte: Silksong, o tão aguardado metroidvania da Team Cherry, finalmente tem uma data de lançamento e, desde então, uma série de jogos começou a olhar para seus calendários com expressões de pânico. Como se tivessem visto o próprio Hollow Knight descendo do teto com uma espada afiada.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
O resultado: atrasos, mudanças de planos e muitas desculpas elegantes. Coincidência? De jeito nenhum.
O mais curioso é que isso está se tornando um fenômeno bem real: pelo menos oito jogos mudaram suas datas de lançamento desde que Silksong foi anunciado, aparentemente para evitar sua passagem.
Alguns dizem isso com humor. Outros, mais a sério. Mas todos parecem pensar a mesma coisa: melhor esperar a tempestade passar.
Silksong... o novo buraco negro do Steam?
Não é exagero. Silksong lidera a lista de mais desejados do Steam, superando pesos pesados como Battlefield 6 e Borderlands 4. Então, é claro, lançar seu jogo no mesmo dia não parece um bom plano de marketing.
Alguns jogos admitiram isso abertamente. Outros disfarçaram com frases como “precisamos de mais tempo para polir os detalhes” ou “queremos lançá-lo no melhor momento possível” (traduzido livremente: “não queremos ser esmagados até a morte”).
A lista (que cresce como um mapa de Hollow Knight)
1. Clover’s Well: Um jogo no estilo Balatro que simplesmente dizia “Silksong lol” e foi transferido de 3 para 26 de setembro. Honestidade brutal, apreciada.
2. Stomp and the Sword of Miracles: Tinha uma demo e uma campanha no Kickstarter planejadas para o final de agosto e setembro... até que viram Silksong chegando. Agora está tudo em espera.
3. Faeland: Após 7 anos de desenvolvimento, decidiu não ser lançado em 9 de setembro, como planejado. Sem nova data, mas ansioso para não ser esquecido em meio a toda a empolgação.
4. Aeterna Lucis: A sequência do premiado Aeterna Noctis estava originalmente programada para setembro, mas agora foi adiada para 2026. Silksong foi apenas o empurrão final: eles também estavam sem kits de desenvolvimento. Uma péssima combinação.
5. Surmount: Não foi adiado, mas o jogo de escalada multijogador está sentindo os tremores. É como olhar para uma avalanche de cima e se perguntar se vale a pena descer.
6. Demonschool: Este promissor RPG tático mudou de ideia depois de anunciar que iria “colaborar” com a Silksong. Então, eles disseram: “Isso parece vermelho-sangue” e adiaram a data de lançamento para 19 de novembro.
7. Little Witch in the Woods: Este aconchegante jogo de vida adiou seu lançamento de 4 para 15 de setembro. Eles não queriam decepcionar sua equipe ou seus fãs. É tudo muito fofo.
8. Baby Steps: O novo jogo de Bennett Foddy (sim, o de Getting Over It) também foi adiado: de 8 para 23 de setembro.
9. Moros Protocol: Este jogo de tiro de ficção científica adiou seu lançamento de 4 para 18 de setembro. Segundo seus criadores, era para “garantir o sucesso”... ou seja, não competir com Silksong.
Estamos exagerando?
Talvez. Alguns jogos já tinham motivos para serem adiados. Mas é difícil ignorar que Silksong se tornou o grande elefante — ou cavaleiro inseto — na sala. E no mundo dos games, a expectativa é uma força poderosa.
LEIA TAMBÉM:
O demônio está de volta! Novo filme de Chainsaw Man chega em duas partes e já tem data de estreia
YouTube está realmente aprimorando secretamente seus curtas com IA?
Histórico: este foi o primeiro transplante de pulmão de porco para humano da história
Por enquanto, só resta saber se alguma alma corajosa ousa lançar no mesmo dia que Silksong. Spoiler: provavelmente não.

