Ciência e Tecnologia

O fim de uma era: milhões de pessoas estão parando de postar nas redes sociais e ninguém percebeu

Um novo fenômeno silencioso está em ascensão: “postagens zero”

Hasta siete de cada cada 10 millennials y centennials sienten que su empresa no procura su bienestar laboral; los Baby Boomers son los más satisfechos.
Nova era: zero posts (Freepik)

Um novo fenômeno silencioso está transformando completamente a maneira como usamos as mídias sociais. É o chamado “zero posts” e é a prática de usar plataformas para consumir conteúdo sem postar absolutamente nada.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Essa mudança de comportamento, que afeta particularmente a Geração Z, é resultado de uma combinação de fadiga, ansiedade e uma mudança na natureza das próprias plataformas.

O “fantasma” nas suas mídias sociais: por que ninguém mais posta?

O principal motivo é uma combinação de medo e pressão. Os usuários, especialmente os mais jovens, temem que suas postagens sejam mal interpretadas ou que uma simples curtida se torne uma declaração política ou de identidade.


Agencia
Meta (AP Foto/Thibault Camus, archivo) AP (Thibault Camus/AP)

A ameaça da “cultura do cancelamento” é tão real para eles que preferem não correr o risco de dizer a coisa “errada”. Como resultado, seus perfis se tornam “fantasmas”: eles estão lá, veem tudo, mas não deixam rastros.

Da autoexpressão à ansiedade: os motivos por trás da desistência

Mas a pressão social não é o único motivo. As próprias plataformas mudaram. Elas deixaram de ser espaços de interação social para se tornarem vitrines comerciais. Os usuários agora se sentem sobrecarregados por um feed cheio de anúncios, conteúdo pago de influenciadores e postagens geradas por IA. O espírito original do “amadorismo” se perdeu, e o ato de postar não vale mais a pena:

  • Baixa recompensa, alto risco: Por que se esforçar para ter uma foto perfeita se você só vai conseguir algumas curtidas e se expor ao julgamento público?
  • Conteúdo repetitivo: Os usuários estão cansados ​​de ver a mesma coisa repetidamente e não estão motivados a entrar nesse ciclo.
  • A comunidade se foi: como resume o Wall Street Journal, muitos usuários sentem que as mídias sociais deixaram de ser um lugar para se conectar com amigos e se tornaram um espetáculo profissional do qual não querem participar.

O futuro das mídias sociais: de plataformas de criação a lugares de consumo?

A pesar de usamos los emojis todos los días, no siempre entendemos bien su significado
Emojis | (Domingo Álvarez/Unsplash)

LEIA TAMBÉM:

Elon Musk tentou convencer Mark Zuckerberg a comprar a OpenAI juntos?

Este é, com certeza, o maior console portátil do mercado

Ele disse não! Steve Wozniak revela como recusou a chance de ser o segundo homem mais rico do mundo

A resposta, segundo especialistas, é que eles se tornarão cada vez mais lugares para consumir conteúdo, com um modelo semelhante ao TikTok, onde o conteúdo não é criado por seus amigos, mas sim recomendado a você por um algoritmo.

Últimas Notícias