Ciência e Tecnologia

XBOX anuncia novo recurso muito aguardado para “carregar” videogames

Mais tempo jogando, menos tempo esperando

Recurso de Xbox Game MICROSOFT (MICROSOFT/Europa Press)

Lembra daquele momento eterno de ficar olhando para a tela enquanto seu jogo “carrega shaders”? Bem, prepare-se para dizer adeus. O Xbox acaba de anunciar um recurso que pode revolucionar a experiência de jogo como a conhecemos: DirectX Advanced Shader Delivery, uma tecnologia projetada para tornar seus jogos muito mais rápidos.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

O anúncio foi feito na apresentação do Xbox durante a Gamescom 2025 e veio junto com algumas outras grandes novidades, como os novos consoles portáteis ROG Xbox Ally e Ally X.

Mas o que realmente chamou a atenção dos jogadores de PC foi esse novo recurso que promete reduzir o tempo de carregamento em até 85%.


Adeus, travamento de shaders!

Um dos maiores inimigos do desempenho dos jogos é o travamento de shaders: aquela lentidão irritante que ocorre enquanto os shaders estão carregando pela primeira vez. O Xbox sabe disso, e é por isso que fez uma parceria com a AMD para criar uma solução que pré-compila os shaders antes de você iniciar o jogo.

A mágica? Chama-se Prebuilt Shader Database (PSDB), um sistema que funciona com a nuvem Azure para fornecer shaders pré-construídos quando você baixa o jogo. Assim, quando você aperta o play, tudo está pronto.

O resultado? Tempo de latência reduzido, desempenho otimizado e duração da bateria focada em jogar, não em carregar.

Uma mudança que também está chegando ao PC

Embora tenha sido introduzida junto com os novos portáteis Xbox, essa tecnologia também será integrada ao aplicativo Xbox para PC, bem como em computadores desktop. A Microsoft quer que essa melhoria faça parte de todo o ecossistema.

Aliás, testes já foram realizados com Avowed, o aguardado título da Obsidian Entertainment, em hardware com GPUs AMD RDNA 3. Os resultados? Redução do tempo de inicialização de até 85%, de acordo com engenheiros do DirectX.

E você não precisa fazer nada de especial: tudo é baixado junto com o jogo na loja.

Um banco de dados que faz tudo

O segredo do sistema? Uma combinação de duas tecnologias chamadas SODB (State Object Database) e PSDB (Precompiled Shader Database).

O compilador de shaders é separado do driver gráfico, processado na nuvem e entregue como parte do pacote de download do jogo.

Ao iniciar um título compatível pela primeira vez, o Windows detecta automaticamente os shaders e ignora completamente a compilação em tempo real.

Mesmo que haja uma atualização de driver, o sistema atualiza o cache para que você nunca mais precise passar por esse processo.

Menos espera, mais diversão

Essa melhoria não significa apenas inicializações mais rápidas. Também significa menor consumo de energia, uma experiência melhor desde o primeiro segundo e maior eficiência geral do sistema.

E com a expansão do catálogo do Xbox, Steam, Epic Games Store e muito mais em novos laptops, torna-se uma melhoria fundamental.

LEIA TAMBÉM:

O crossover que não esperávamos! Goku faz aparição surpresa no universo da DC Comics

Silêncio, gênios! A inteligência artificial já domina a Wikipédia, e seus editores nem percebem

O custo da IA! Google finalmente revela a quantidade absurda de eletricidade e água que a IA consome

Então agora você sabe: o futuro dos jogos, de acordo com o Xbox, é mais imediato, mais fluido e, acima de tudo, livre de tempo de inatividade.

Últimas Notícias