Dois gênios de Harvard deram um passo gigantesco, e também assustador, no mundo da tecnologia. Eles são dois ex-alunos que abandonaram a prestigiosa universidade para criar o Halo X, óculos inteligentes que prometem dar aos usuários “memória infinita”, gravando e transcrevendo todas as conversas. O problema é que, no processo, eles abriram uma caixa de Pandora em relação à privacidade.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
O “cérebro extra” que ouve tudo
O propósito dos óculos Halo X é ambicioso. Seus criadores, AnhPhu Nguyen e Caine Ardayfio, conceberam o dispositivo como uma ferramenta para melhorar a agilidade mental. Os óculos, equipados com microfones e um sistema de processamento, ouvem a conversa de cada usuário em tempo real.

Com base no que ouvem, podem sugerir informações ou respostas úteis, ajudando o usuário a se lembrar de detalhes, nomes ou dados relevantes no meio de uma conversa. A ideia é simples: nunca mais esquecer um detalhe importante.
Da genialidade ao pesadelo: o debate sobre privacidade
Embora a ideia pareça brilhante, o debate ético que ela desencadeou é enorme. A principal preocupação, observada por especialistas em segurança cibernética, é que o fone de ouvido Halo X não tem nenhum sinal visível, como luz ou som, para avisar as pessoas que elas estão sendo gravadas.
Isso corrói completamente a expectativa de privacidade em qualquer conversa, seja em um café, um escritório ou na rua.
Para a Electronic Frontier Foundation, essa tecnologia pode ser ilegal em alguns estados dos EUA, onde o consentimento de todos os participantes é necessário para gravar uma conversa.

Embora os criadores dos óculos tenham respondido que confiam que os usuários obterão o consentimento necessário, a realidade é que o dispositivo cria um cenário em que a privacidade não é mais garantida.
Os gênios por trás da revolução (ou da controvérsia)
A história dos criadores personifica o espírito do Vale do Silício. Nguyen e Ardayfio abandonaram Harvard para se dedicarem integralmente ao projeto. Seu empreendimento, embora arriscado, gerou grande entusiasmo no mundo da tecnologia.
LEIA TAMBÉM:
Bill Gates explica por que o smartphone é a pior invenção para crianças e qual é o seu substituto
Incrível! Novo filme de Demon Slayer quebra recordes e arrecada US$ 100 milhões no Japão
Amazon se despede do FireOS: agora terá Android em seu futuro tablet
Com a mentalidade de “faça primeiro, peça permissão depois”, os desenvolvedores colocaram em nossas mãos uma tecnologia que nos forçará a decidir se queremos viver em um mundo onde cada palavra, a qualquer hora e em qualquer lugar, pode ser gravada para a posteridade.

