Ciência e Tecnologia

Usa o Google Chrome? Atualize agora: você corre o risco de ser hackeado

Não precisa clicar em nada estranho nem baixar nada suspeito, basta visitar a página errada

Google Chrome IA - Composición Pixabay Alberto Sandoval
Google Chrome IA - Composição Pixabay Alberto Sandoval

Se você usa o Google Chrome (como quase todo mundo no planeta), isso é do seu interesse. O Google acaba de lançar uma atualização de emergência para corrigir uma vulnerabilidade grave que já está sendo explorada por hackers.

ANÚNCIO

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

O motivo? Uma falha crítica que permite que eles assumam o controle do seu navegador simplesmente abrindo uma página da web.

Você não precisa baixar nada, aceitar permissões ou clicar em um link estranho.

Apenas visitando um site malicioso, um invasor pode executar código no seu computador, roubar seus dados ou até mesmo instalar malware sem que você perceba.

O que exatamente está errado?

A vulnerabilidade se chama CVE-2025-6554 e afeta o mecanismo V8, a parte do Chrome que interpreta e executa código em páginas da web (como botões, formulários, animações etc.).

O problema é o que os especialistas chamam de confusão de tipos: basicamente, o navegador pensa que está processando um tipo de dado quando, na verdade, está usando outro.

ANÚNCIO

Esse pequeno erro permite que um invasor se infiltre onde não deveria.

Qual a gravidade disso?

Extremamente sério. O grupo de análise de ameaças (TAG) do Google foi quem deu o alarme... e se eles estão envolvidos, geralmente é porque há algo mais sério acontecendo: ataques direcionados, espionagem ou tentativas de invasão contra indivíduos ou organizações sensíveis.

O pior é que essa vulnerabilidade já está sendo explorada no mundo real. Em outras palavras, não é uma possibilidade hipotética: alguém já está usando.

Como me proteger?

Fácil: atualize o Chrome agora. O Google já lançou o patch que corrige o bug, mas ele não é instalado automaticamente. Você precisa acessar:

Menu > Ajuda > Sobre o Google Chrome

Lá você verá se possui a versão mais recente. Caso contrário, atualize e reinicie. Estas são as versões seguras:

  • Windows: 138.0.7204.96 ou .97
  • macOS: 138.0.7204.92 ou .93
  • Linux: 138.0.7204.96

E se você usa outros navegadores baseados no Chrome, como Microsoft Edge, Brave, Vivaldi ou Opera, atualize-os também. Todos eles usam o mesmo mecanismo V8, portanto, estão igualmente expostos.

E se eu já tiver sido vítima?

Você poderia ter feito isso sem perceber. Esse tipo de ataque não exige que você faça nada, e é por isso que é tão perigoso.

Por enquanto, os relatos apontam para ataques muito específicos, mas é apenas uma questão de tempo até que essa técnica seja copiada e se espalhe. É melhor prevenir do que remediar.

Isso acontece com frequência?

Com mais frequência do que você imagina. Até agora, em 2025, esta é a quarta vez que o Chrome reage a uma vulnerabilidade desse tipo.

LEIA TAMBÉM:

Nvidia e Microsoft estão brigando acirradamente para ser a empresa economicamente mais poderosa

Rússia usa Telegram para transformar adolescentes ucranianos em agentes espiões involuntários

MrBeast se mete em encrenca! YouTuber lança sua própria IA e se desculpa após causar um caos online

A internet é um campo de batalha constante, e os navegadores são uma das portas de entrada favoritas para espionagem, roubo ou controle.

Então, já sabe: se você usa o Chrome, atualize. E se não... você provavelmente deveria fazer o mesmo.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias