Ciência e Tecnologia

Nem óculos VR, nem Humane AI Pin: Elon Musk desenvolve o verdadeiro substituto dos celulares no futuro

Elon Musk desafia Sam Altman, Mark Zuckerberg e todo o mundo da tecnologia com este gadget

Elon Musk, Sam Altman y Mark Zuckerberg - Comp Alberto Sanfoval
Elon Musk, Sam Altman e Mark Zuckerberg - Comp Alberto Sandoval

A substituição dos celulares, como os conhecemos, é um assunto que já começa a ser abordado no mundo da tecnologia. Existem dispositivos que já estão no mercado, que poderiam facilmente substituir os smartphones, uma vez que possuem as mesmas capacidades e são completamente diferentes.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Nomes fortes do mundo corporativo da tecnologia, como Sam Altman e Mark Zuckerberg, garantem que o smartphone como o conhecemos certamente irá morrer. Ambas apontam para iniciativas que tenham certa relação com suas empresas, como o Humane Ai Pin ou os óculos VR.

Contudo, Elon Musk desafia ambos com um dispositivo verdadeiramente inovador, que marcará um antes e um depois na história da humanidade. Poderia facilmente substituir telefones celulares, mas também poderia substituir qualquer dispositivo digital.


Esses são os chips cerebrais nos quais o Neuralink funciona. Um pequeno cartão, instalado em seu órgão pensante, lhe dará a capacidade de gerenciar qualquer dispositivo simplesmente com seus pensamentos. Você não precisaria tocar ou segurar um dispositivo com as mãos para poder manipulá-lo.

Neuralink, de Elon Musk, espere implantar chips en cerebros humanos a mediados del 2023
Neuralink, de Elon Musk Foto: Neuralink

O chip cerebral já foi testado com sucesso em Noland Arbaugh, um americano de 29 anos que sofreu um acidente durante um mergulho e ficou tetraplégico há nove anos.

LEIA TAMBÉM:

Por que 2025 poderá ser o ano decisivo para o metaverso?

iPhone é o celular mais vendido do ano pelo sexto ano consecutivo: a estratégia da Apple para se manter no topo

Apple pode ter problemas para levar sua IA para a China, mas a Deepseek pode ser a salvação

Após o acidente, Noland passou por um complexo processo de adaptação à sua nova vida, pois antes de ficar sem mobilidade de praticamente todo o corpo, se considerava um atleta. Sua família o indicou para a iniciativa Neuralink e alguns anos depois ele recebeu o chamado para iniciar o processo de instalação.

O fato dessa pessoa, sem mobilidade nos membros, conseguir manipular celulares, laptops e até consoles de videogame com a mente, é simplesmente a demonstração de que os chips cerebrais da Neuralink podem ser substitutos dos celulares.

Le robaron el celular mientras se grababa en un parque del sur de Quito
Uso do celular (Tim Robberts/Getty Images)

Os celulares vão desaparecer?

Existe um movimento global que prevê o desaparecimento dos celulares. Tudo parece indicar que não será tão cedo, já que fabricantes como Apple, Samsung, Xiaomi, Honor, Motorola e muitos outros continuam apostando em inovar com smartphones que atendam às necessidades dos usuários.

Últimas Notícias