Don Pettit é hoje um dos astronautas mais proeminentes da Estação Espacial Internacional da NASA. A ISS é um grande laboratório orbital e ele tira vantagem disso como tal, ao realizar experiências que mostram como as coisas no espaço desafiam as leis da física tal como as conhecemos.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
Um deles é a forma como a água congela, submetida à microgravidade, efeito completamente diferente daquele que o mesmo elemento faz na Terra.
No nosso planeta, quando colocamos água no congelador, o frio faz com que ela se solidifique de fora para dentro, numa espécie de pequenos blocos com formato de bolhas.
Porém, no espaço, sem a influência da gravidade, o processo é completamente diferente. Pettit, conhecido por seu espírito curioso e paixão pela ciência, decidiu expor uma gota d’água a uma superfície metálica resfriada para vê-la congelar.
O resultado foi uma formação de gelo oval, com padrões de cristalização muito diferentes de tudo o que já vimos.
A chave é a falta de convecção. Na Terra, a água mais fria e densa tende a afundar, enquanto a água mais quente sobe, gerando movimentos que afetam a formação de gelo. Na microgravidade da ISS da NASA esse fenômeno não ocorre, permitindo que a água congele de forma muito mais uniforme e do centro da gota para fora.
LEIA TAMBÉM:
Surgem 3 pontos vermelhos no espaço que preocupam a NASA
Compreender como a água se comporta nas condições espaciais pode ajudar a desenvolver melhores sistemas de armazenamento de líquidos em futuras missões espaciais. Além disso, fornece informações relevantes sobre a formação de estruturas de gelo em ambientes extraterrestres.

