Na madrugada desta terça-feira, 10 de setembro, um total de quatro astronautas viajaram para o espaço impulsionados por um foguete Falcon 9, a bordo da nave espacial Polaris, da SpaceX.
ANÚNCIO
Esta missão, totalmente comercial, já que não recebe investimento ou influência da NASA ou de qualquer outra agência espacial governamental, tem como objetivo alcançar a órbita terrestre mais alta já alcançada desde o programa Apollo, missões que viajaram para a Lua no final dos anos 60 e início dos anos 70.
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
Além disso, estando nesta região profunda do espaço, os astronautas comerciais da SpaceX realizarão a primeira atividade extraveicular (caminhadas espaciais ou EVA, na sigla em inglês). A trajetória da nave espacial pode ser acompanhada através deste link no site oficial da empresa de Elon Musk.
A caminhada espacial da missão Polaris da SpaceX
A SpaceX informa através de um comunicado que a tripulação da Polaris tentará a EVA a partir de quinta-feira, 12 de setembro. Se necessário, há uma oportunidade de backup disponível na sexta-feira, 13 de setembro, no mesmo horário.
Uma hora antes do início da caminhada espacial, será realizada uma transmissão ao vivo na web que poderá ser assistida através dos canais oficiais da agência espacial privada.
Além das caminhadas espaciais, a missão Polaris também realizará 36 estudos de pesquisa e experimentos de 31 instituições associadas projetados para melhorar a saúde humana tanto na Terra quanto durante voos espaciais de longa duração, além de testar as comunicações baseadas em laser Starlink no espaço.
ANÚNCIO
Polaris é liderado por Jared Isaacman, comandante do projeto e principal financiador. Isaacman, um empresário e piloto, tem demonstrado um compromisso inabalável com a exploração espacial.
Sarah Gillis, especialista em missão e engenheira sênior de operações espaciais na SpaceX, estará acompanhando. Ela desempenhou um papel fundamental na preparação da missão e participou da primeira caminhada espacial comercial.
Também está Anna Menon: Especialista em missão e funcionária da SpaceX. Contribuiu com sua experiência em engenharia de sistemas para a missão. E por fim, mas não menos importante, Scott Poteet, piloto e médico de emergência. Poteet, um veterano da Força Aérea dos Estados Unidos, trouxe consigo uma vasta experiência em aviação e medicina.