Ciência e Tecnologia

Robôs da Nvidia no estilo de Justin Hammer e Tony Stark em Homem de Ferro 2

O CEO da Nvidia está apontando para o desenvolvimento de robôs humanoides

Algo como esto pasó en la vida real El CEO de Nvidia presentó así unos robots
O CEO da Nvidia está apontando para o desenvolvimento de robôs humanoides Tony Stark

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, assumiu o papel de um personagem dos Estúdios Marvel e apresentou, há pouco tempo, nove robôs humanoides desenvolvidos por sua empresa. Qualquer pessoa que tenha assistido ao vídeo associa esse evento aos de Justin Hammer ou Tony Stark, em Homem de Ferro 2.

Trata-se do Projeto Groot, uma iniciativa da Nvidia para fabricar 9 robôs que são modelos básicos, para que especialistas em robótica, informática e inteligência artificial trabalhem no desenvolvimento de humanoides que realizem tarefas para nós.

"Como parte dessa mesma iniciativa, a empresa também apresentou um novo computador, Jetson Thor, para robôs humanoides baseado no sistema em chip (SoC) NVIDIA Thor, juntamente com importantes atualizações na plataforma de robótica NVIDIA Isaac™, incluindo modelos básicos de IA generativa e ferramentas para simulação e infraestrutura de fluxo de trabalho de IA", informa a empresa em seu site.

A Nvidia mostra suas intenções claras: quer que a inteligência artificial forme uma espécie de comunidade com a robótica, para criar no futuro próximo todo um exército de máquinas que realizem todo o trabalho que os humanos não querem fazer.


A Nvidia procura resolver o maior problema da robótica e da IA

Vemos com frequência que a inteligência artificial já faz música, obras de arte, vídeos, ilustrações, filmes, histórias e uma série de tarefas relacionadas às ciências sociais.

No entanto, ainda não é comum ver um robô como assistente doméstico limpando a cozinha ou a sala de estar. Não é impossível, e já existem algumas iniciativas, mas é muito difícil criar uma máquina como a Robotina dos Jetsons, que não cometa erros em suas tarefas diárias.

"A criação de modelos básicos para robôs humanóides gerais é um dos problemas mais fascinantes que se apresentam no campo da IA atualmente. As tecnologias facilitadoras estão se unindo para que os principais especialistas em robótica de todo o mundo deem passos gigantes em direção à robótica artificial geral", disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.

A ideia é que os robôs que funcionam com a tecnologia GR00T, que significa Tecnologia Generalista de Robôs 00, serão projetados para compreender a linguagem natural e emular movimentos através da observação de ações humanas, aprendendo rapidamente coordenação, destreza e outras habilidades para navegar, se adaptar e interagir com o mundo real.

Esta iniciativa foi apresentada em março deste ano. Ainda não foram divulgados resultados oficiais.

Últimas Notícias