Ciência e Tecnologia

Estivemos à beira de um ‘desastre planetário’ e a NASA revelou o relatório quase dois meses depois

Dois satélites estiveram prestes a colidir, o que teria causado um completo desastre na órbita da Terra

Um relatório divulgado por agentes da NASA informa que o mundo esteve a poucos metros de uma verdadeira catástrofe. Dois satélites estiveram prestes a colidir, o que teria causado um desastre completo na órbita da Terra.

Em 28 de fevereiro deste mesmo 2024, os satélites TIMED (Thermosphere Ionosphere Mesosphere Energetics and Dynamics Mission) da NASA e o satélite russo Cosmos 2221, ambos a 600 quilômetros da Terra, estiveram prestes a colidir, conforme relatado pela administradora adjunta da NASA, Pam Melroy, conforme reportado pelo Xataka.

"Foi muito impactante pessoalmente e para todos os que trabalham na NASA. Se os dois satélites tivessem colidido, teria sido gerada uma metralha hipersônica, pequenos fragmentos que viajam a 16.000 km por hora e que podem perfurar um buraco em outra nave espacial, colocando em potencial perigo vidas humanas", disse Melroy.

Publicidad

Os primeiros relatórios revelaram que a distância entre eles enquanto orbitavam a Terra era de 20 metros. No entanto, ao revisarem os trajetos, notaram que se roçaram, pois passaram a apenas 10 metros de distância.

Se os dois satélites tivessem colidido, o resultado poderia ter desencadeado uma reação em cadeia. A colisão teria deixado centenas de partículas, destroços de ambos os satélites orbitando sem controle a velocidades de dezenas de milhares de quilômetros por hora.

A síndrome de Kessler

Se esses dois satélites colidissem, teriam desencadeado o chamado síndrome de Kessler, um cenário hipotético proposto pelo cientista da NASA Donald J. Kessler em 1991.

O especialista propôs um evento no qual o lixo espacial aumenta de forma incontrolável na órbita baixa da Terra, onde dois satélites colidem e geram uma reação em cadeia brutal capaz de atingir até mesmo a Estação Espacial Internacional (ISS).

É por isso que a agente da NASA, Pam Melroy, disse que vidas humanas foram colocadas em risco.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias