O reconhecido empresário tecnológico Elon Musk é uma das figuras mais polêmicas, ricas e controversas da atualidade. Desde a indústria automotiva com Tesla, até a aeroespacial com SpaceX, é certo que o também dono do X - rede social anteriormente conhecida como Twitter - está passando por um de seus melhores momentos. Há algumas semanas, ele anunciou o primeiro implante cerebral bem-sucedido com Neuralink e registrou um novo sucesso com o terceiro voo de teste da nave Starship, destinada a levar a humanidade à Lua após mais de 5 décadas sem pousar. Dessa forma, Musk está abrangendo diferentes setores, todos com sucesso, embora sua fortuna tenha caído para o terceiro lugar no mundo, sendo superado por Bernard Arnault e Jeff Bezos de acordo com o ranking da Forbes.
Mas hoje não viemos falar de negócios ou fortuna. O objetivo deste artigo é explorar a curiosa fascinação pela letra “X” demonstrada pelo empresário de origem sul-africana. Provavelmente você já notou, já que várias de suas empresas e até mesmo um de seus filhos têm algo relacionado à vigésima quinta letra do alfabeto em seus nomes, o que não é uma coincidência.

Por que Elon Musk é obcecado com a letra X?
A fascinação de Elon Musk pela letra "X" pode parecer evidente em vários aspectos de sua vida profissional e pessoal. No entanto, ele mesmo nunca se referiu a essa tendência, então só podemos interpretar seu significado a partir de certos padrões.
De acordo com o Independent Español, essa preferência tem suas raízes em um momento-chave durante sua carreira, ocorrido em 1999. Naqueles dias, Musk estava reunido em um bar chamado Blue Chalk em Palo Alto, Califórnia, com outros de seus parceiros. A razão? Escolher o nome de um banco online que - spoiler - acabou se tornando o Paypal.
Então, entre as opções em cima da mesa estavam: "Q", "X" ou "Z". E como o grupo de empresários não conseguia decidir, perguntaram a uma garçonete qual dos três ela achava melhor, ao que ela respondeu: "x.com". Essa anedota definiu o primeiro grande negócio de Musk, e para ele se transformou em uma letra simples mas impactante que o perseguiria pelo resto de sua carreira.
Do seu filho com a Grimes até a SpaceX
Posteriormente aquela letra saltou das empresas para o nome de um de seus filhos: X Æ A-12, o rebento que nasceu fruto de seu relacionamento com a cantora Grimes e que, segundo explicou o próprio magnata, significa "variável desconhecida" e carinhosamente só o chamam de "x".
No que diz respeito à SpaceX, o "X" simboliza a busca contínua de Musk pelo desconhecido e seu desejo de expandir as fronteiras da exploração espacial, um tema recorrente em suas empresas, onde o "X" serve como lembrete constante de seu objetivo de alcançar e explorar Marte.
Outra empresa que compartilha essa visão é o Twitter, pois foi renomeada para X, literalmente. O objetivo por trás desse rebranding era transformar a plataforma em um superaplicativo que integrasse vários serviços digitais em um único ambiente, um trabalho que está atualmente em desenvolvimento.
Desta forma, a constante aparição da letra "X" nos projetos de Musk é mais do que uma assinatura; é um símbolo de sua visão para o futuro focada na exploração, no desconhecido e na revolução tecnológica.

