Uma criatura marinha de aparência assustadora, descrita como “tubarão fantasma”, foi descoberta ao largo da costa da Tailândia. Esta espécie nunca antes vista tem uma cabeça gigante, olhos iridescentes enormes e barbatanas plumosas, e foi encontrada espreitando nas profundezas do Mar de Andamão. Os cientistas dizem que a elusiva criatura, chamada Chimaera supapae, é um peixe cartilaginoso da ordem dos peixes mais antigos que existem hoje, os Chimaeriformes.
Eles devem seu nome à Quimera, um monstro grego formado por partes de diferentes criaturas. Os peixes antigos são parentes distantes dos tubarões e arraias, conforme relata Live Science. A descoberta foi publicada no início deste mês na revista Raffles Bulletin of Zoology.
O autor principal e diretor do programa do Centro de Pesquisa de Tubarões do Pacífico da Universidade Estadual de São José, na Califórnia, David Ebert, disse à publicação: "Quimeras são raras nessa região do mundo... Havia apenas 53 espécies conhecidas de quimeras no mundo, agora são 54".
São conhecidos como tubarão fantasma e peixe rato devido aos seus olhos grandes e brilhantes e seus corpos cônicos semelhantes aos de ratos. Algumas espécies podem até crescer até 2 m de comprimento. Eles também parecem se mover como fantasmas.
Eles são encontrados em profundidades inferiores a 500 metros (1.640 pés) e se alimentam de animais que vivem no fundo, como crustáceos, moluscos e vermes. Sua natureza de águas profundas os torna difíceis de encontrar.
As suas barbatanas semelhantes a penas ajudam-no a deslizar pelo fundo do mar e os seus olhos verdes iridescentes ajudam-no a ver nas águas escuras. "Evolutivamente, estas quimeras encontram-se entre alguns dos linhagens de peixes mais antigos, e a linhagem remonta a 300-400 milhões de anos", disse Ebert.
Os vídeos publicados na YouTube da criatura acumularam milhares de visualizações entre os fascinados amantes da natureza.
Um disse: "São criaturas absolutamente deslumbrantes, inquietantemente belas, realmente parecem uma relíquia viva de tempos passados".

