Elon Musk é uma pessoa que, teoricamente, tem uma carteira cheia de dinheiro, tanto que às vezes se torna o homem mais rico do mundo. Tudo isso, embora suas decisões de negócios nem sempre sejam as mais brilhantes. Um exemplo perfeito disso é o que ele tem feito com a X, antes conhecida como Twitter. De fato, pode-se dizer que a Tesla Motors é a verdadeira fonte de estabilidade de suas finanças, mas houve um tempo em que isso não era assim e ele chegou perto de vender tudo para a Apple.
Há algumas semanas, relatamos a lamentável morte do projeto que era conhecido dentro e fora da empresa de Cupertino como o Apple Car. Tratava-se, teoricamente, do primeiro carro elétrico, desenvolvido a partir de uma visão particular do próprio Steve Jobs, que buscava abrir um novo setor de negócios para a empresa que ele fundou.

Jobs morreu, mas sua ideia permaneceu viva por anos, como um projeto relativamente secreto que de tempos em tempos reacendia os rumores de seu iminente lançamento e confirmação. O que só significava uma coisa: se o Apple Car fosse real, então a Tesla Motors teria um concorrente muito sério a temer.
Mas aparentemente, de acordo com relatos dos amigos da Bloomberg, tudo teria sido abandonado em favor de focar os esforços e orçamentos no desenvolvimento de uma plataforma de Inteligência Artificial que possa competir com Copilot, ChatGPT e outras plataformas presentes na rede atualmente.
A Apple demorou para ingressar nesse mercado, mas houve um ponto na história em que esteve prestes a se tornar dona da Tesla. Esta é a história dessa anedota que poucos conhecem.
Elon Musk tentou vender a Tesla Motors para a Apple, mas foi rejeitado
A maior parte dos detalhes desta história vem de um artigo suculento e imperdível publicado pelos colegas do jornal britânico The Guardian em 2020. No artigo, eles contam, em linhas gerais, como por volta de 2013, quando estava buscando opções para capitalizar e não tinha certeza sobre seus investimentos atuais, Elon Musk teria procurado Tim Cook, o atual CEO da Apple, para ver a possibilidade de vender a Tesla.
A essa altura, o rumor do projeto do Apple Car era conhecido por meio mundo no setor tecnológico e a empresa de Musk representava uma oportunidade para avançar rapidamente nesse terreno abrindo a carteira. No entanto, as coisas nunca avançaram e é assim que acabamos no cenário atual.

No final, ambos executivos nunca conseguiram sequer se encontrar e a oferta foi rejeitada, tecnicamente. Mas toda a informação da anedota vem de algumas linhas escassas na popular biografia de Elon Musk publicada em 2015 sobre o cofundador desta empresa automotiva, PayPal e SpaceX. Assim, pouco se sabia sobre os detalhes reais dessa tentativa fracassada até agora.
Elon Musk responde a uma publicação sobre ele “tentando vender” a Tesla ao CEO da Apple, Tim Cook
Do que foi contado anteriormente, damos um salto até o ano de 2020, onde Elon Musk afirmou por conta própria que de fato se aproximou do CEO da Apple, Tim Cook, para explorar a oportunidade de a fabricante do iPhone adquirir a Tesla Motors, revelando que, na verdade, não conseguiu se conectar com o executivo.
Agora, de forma inesperada, o magnata voltou a visitar a publicação em questão de quatro anos atrás e forneceu novas e suculentas informações sobre o que aconteceu. Tudo a partir de uma postagem no X da conta Tesla Owners Silicon Valley, que compartilhou a reportagem da Yahoo! Finance onde Tim Cook afirma que nem mesmo conhece Elon Musk, gerando confusão sobre o que realmente aconteceu:
"Elon Musk queria que Tim Cook comprasse a Tesla nos dias mais sombrios da produção do Modelo 3. Tim diz que nunca recebeu a ligação. O que você acha?", era o que a pergunta marcava. A que Musk respondeu na própria rede social: "Solicitei uma ligação e me foi negada", sem detalhar exatamente quem dentro da Apple rejeitou sua ligação.
Entre 2017 e 2018, Elon Musk teve sérios problemas para levar adiante a produção de seu já clássico Modelo 3 e foi nesse momento que ele também procurou a possibilidade de que a Tesla Motors fosse a chave para o nascimento do Apple Car ou, no mínimo, para conseguir um pouco de dinheiro extra que alavancasse a produção.
Mas no final, como vimos, nada aconteceu, aparentemente em dobro. Tim Cook recusou a chamada e nem sequer conheceu Musk pessoalmente. O mistério parece ter sido finalmente resolvido.

