Ciência e Tecnologia

A NASA apresenta seu avião supersônico silencioso X-59 fabricado em parceria com a Lockheed Martin

O jato supersônico X-59 da NASA quase não faz barulho ao romper a barreira do som. Algo que se acreditava ser impossível

El jet supersónico X-59 de la NASA casi no hace ruido al romper la barrera del sonido. Algo que se creía imposible.
Imagem: NASA | O jato supersônico X-59 da NASA quase não produz ruído ao quebrar a barreira do som. Algo que era considerado impossível.

Numa reviravolta um tanto inesperada, foi apresentado o novo avião supersónico X-59 da NASA, que foi desenvolvido em conjunto com a empresa especializada em armas e equipamentos Lockheed Martin.

A exposição de um jato desenvolvido por uma empresa dedicada principalmente a projetos militares não seria motivo de aparecer em um site de tecnologia como o FayerWayer, mas este avião tem uma peculiaridade única:

NASA X-59

É capaz de quebrar a barreira do som sem o nível de estrondo que produz o conhecido boom sônico quando se ultrapassa esse limite de velocidade. Em outras palavras, para seu parâmetro e terreno de ação, estamos diante de um jato supersônico que é relativamente silencioso.

Há bastante informação pública sobre as qualidades desta nave, inclusive, como já mencionamos, a Agência Espacial realizou um evento de apresentação oficial que está disponível ao público. Portanto, analisaremos as generalidades deste bebê.


Este é o avião supersônico X-59 da NASA que quase não faz barulho

A NASA e a Lockheed Martin revelaram o avião supersônico X-59 da NASA no dia 12 de janeiro de 2024. Como já mencionamos, o avião foi projetado para voar em velocidade supersônica sem produzir o estrondo sônico característico dos aviões supersônicos tradicionais.

Isso se deve a um motivo muito específico, já que o X-59 faz parte da missão QueSST da NASA, que tem como objetivo demonstrar que voos supersônicos comerciais são viáveis sem causar incômodos aos residentes das áreas povoadas.

Devido à natureza do projeto, a agência espacial deve assumir a liderança nessas primeiras etapas, mas a ideia final é que essa tecnologia evolua ao ponto de poder ser usada na aviação civil.

Como podemos ver na cerimônia de apresentação da aeronave, o avião possui um nariz longo e pontiagudo que ajuda a dispersar as ondas de choque que se formam quando o avião rompe a barreira do som.

O motor do avião também está montado na parte superior da cauda para ajudar a reduzir o ruído, e ambos os elementos juntos ajudariam a torná-lo quase silencioso ao quebrar a barreira do som.

Está previsto que o X-59 da NASA voe pela primeira vez no final deste ano. Após os testes de voo, a agência espacial realizará voos de demonstração sobre áreas povoadas para coletar impressões, comentários e feedback dos residentes locais.

Se os voos de demonstração forem bem-sucedidos, a NASA espera que a FAA e outras autoridades de aviação revisem suas regulamentações para permitir voos supersônicos comerciais.

Últimas Notícias