Na intrincada história dos primórdios da Apple, muitas vezes se passa por cima de um homem-chave: Ronald Wayne.
Apesar de seu papel fundamental na fundação da empresa junto a Steve Jobs e Steve Wozniak, Wayne optou por um caminho diferente.
Uma escolha que mudaria sua vida e o destino de sua participação na Apple.
Qual foi seu pior erro?
A história começa em 1971, quando Wayne, um engenheiro experiente em empreendedorismo, se encontrou com os jovens Jobs e Wozniak na Atari.
Sua contribuição para a criação da Apple foi essencial, e como agradecimento, ele foi concedido com 10% de propriedade, enquanto Jobs e Wozniak ficaram com 45% cada.
Durante sua curta permanência na empresa, Wayne contribuiu escrevendo a documentação do Apple I e desenhando o primeiro logotipo.
No entanto, seus objetivos eram diferentes dos ambiciosos planos de Jobs e Wozniak. Por isso, Wayne decidiu vender sua participação na Apple por 800 dólares, uma decisão que hoje valeria centenas de milhões.
Em uma entrevista, Wayne justificou sua escolha, dizendo: “Eu estava ficando velho e aqueles dois [Wozniak e Jobs] eram furacões. Havia buracos na estrada e eu não podia arriscar”.
O que aconteceu com Ron Wayne?
Após sua saída da Apple, Wayne trabalhou em diversas indústrias, desde o Lawrence Livermore National Laboratory até o LDF Semiconductores.
Em seguida, passou seus dias na Califórnia, dirigindo uma loja de selos até se aposentar.
E, embora Jobs o convidasse constantemente para eventos da Apple e, em diversas ocasiões, lhe oferecesse para voltar, Wayne manteve-se firme nas suas decisões.
O maior arrependimento
Embora sua participação poderia tê-lo tornado milionário, Wayne insiste que não se arrepende de suas decisões e prefere não viver no passado.
De que se arrepende? De ter vendido o documento original da fundação da Apple por 500 dólares, pois mais tarde viu que foi leiloado por 1,6 milhões de dólares.
Apesar disso, aos seus 89 anos, Ron Wayne reside em uma casa móvel em Nevada, longe do burburinho de Silicon Valley e vivendo uma vida normal.