Sam Altman e a equipe da OpenAI apresentaram recentemente sua mais nova conquista: GPT-4 Turbo, uma versão melhorada e aprimorada de sua Inteligência Artificial que promete um salto significativo em relação ao que conhecemos hoje. Mas Bill Gates parece não estar impressionado nem mesmo com o potencial e o futuro do GPT-5.
Em uma entrevista com o jornal alemão Handelsblatt, o multimilionário que co-fundou a Microsoft compartilhou sua opinião sobre o futuro da Inteligência Artificial (IA) expressando seu otimismo sobre o potencial da IA para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo, mas também alertou sobre alguns riscos potenciais.
Estamos à entrada de uma nova era onde empresas como a de Sam Altman, juntamente com a Google, Apple e até a Baidu estão prontos com seus sistemas e projetos dentro do ramo para atender às necessidades do mercado.
Mas quem foi responsável por revolucionar a indústria da computação parece ver as coisas de uma forma um pouco diferente.
Bill Gates desdenha da OpenAI: acredita que GPT-5 não será melhor do que o ChatGPT atual
Na conversa, recolhida pelo India Express, Gates afirmou que a Inteligência Artificial Generativa, uma ramificação da Inteligência Artificial que se concentra na criação de novos dados, experimentou um rápido progresso nos últimos anos.
No entanto, acredita que a tecnologia GPT, que é uma das formas mais populares de tal IA gerativa, tem sido relativamente paralisada.
“Existem muitas razões para acreditar que a tecnologia GPT estagnou”, disse ele. “O salto de GPT-2 para GPT-4 foi incrível, mas eu não acho que o GPT-5 será muito melhor”.
:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/VZLT4WU2TNF3NBQEMWJ6WMW7EI.jpg)
Bill Gates acredita que esta paralisação se deve ao fato de que a IA gerativa é baseada, tecnicamente, em grandes modelos de linguagem, que são caros e difíceis de treinar. Assim, os custos de potência computacional ou de semicondutores ainda são enormes para a dinâmica atual do setor.
No entanto, o multimilionário também acredita que a Inteligência Artificial gerativa terá um grande impacto em diversos campos a longo prazo. Particularmente no setor da saúde e mudança climática.
O homem em geral mantém um otimismo sobre o futuro da Inteligência Artificial. No entanto, Gates também reconheceu que a IA traz alguns riscos potenciais.
Existe o medo da sua aplicação em campos como o militar, o terrorismo ou até mesmo a manipulação de informações.
Por isso, é importante não perder de vista os riscos potenciais.