Sam Altman, mundialmente famoso por ser um dos responsáveis diretores na criação da Inteligência Artificial ChatGPT do programa estelar de sua empresa OpenAI, acabou de ser demitido de sua própria empresa.
Há poucos dias Altman compartilhava suas projeções sobre a indústria e as mudanças que viriam para a empresa no curto prazo, graças ao avanço do setor de hardware, mas em um movimento inesperado, a diretoria acabou expulsando o executivo em 17 de novembro de 2023.
Tudo para que poucas horas depois, os próprios investidores da OpenAI reagissem contra a diretoria que tomou a decisão, começando a tomar algumas medidas para trazer de volta Altman.
Neste cenário, há uma absoluta incerteza sobre o que aconteceu e quais foram as verdadeiras razões para a demissão. Portanto, montamos este artigo de opinião com uma lista especulativa de razões pelas quais Sam pode ter sido demitido.
As razões pelas quais Sam Altman pode ter sido demitido da OpenAI como CEO podem incluir uma falta de clareza na visão e na direção da empresa, uma incapacidade de alcançar os objetivos estabelecidos e uma falta de compromisso com os valores da empresa.
Em um comunicado, a diretoria da OpenAI afirmou ter tomado a decisão de demitir Altman após "um processo de revisão deliberativa". O comunicado não ofereceu mais detalhes sobre as razões da demissão, mas destacou que Altman "não foi sempre sincero em suas comunicações com a diretoria, dificultando sua capacidade de cumprir suas responsabilidades".
Devido a isso, as especulações sobre as razões da demissão de Altman concentram-se em cinco possíveis explicações.
:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/PLUUMCNRUVB2XCEQ3QMUEJR4IA.jpg)
- Problemas financeiros: A OpenAI tem sido uma empresa muito ambiciosa no seu desenvolvimento da IA, mas também tem sido muito cara. Alguns analistas especularam que a empresa poderia estar queimando dinheiro a um ritmo que já assustava a diretoria, e por isso eles teriam preferido cortar completamente com isso.
- Desvio da missão original da OpenAI: A empresa, teoricamente, foi fundada com a missão de "fazer com que a Inteligência Artificial geradora ajude o mundo". No entanto, alguns membros do conselho de administração podem acreditar que Altman já teria esquecido essa missão, especialmente desde que a Microsoft lhes injetou dinheiro.
- Justamente a aliança com Microsoft: A OpenAI assinou uma aliança com a Microsoft em 2019. Como parte desta união, a Microsoft adquiriu uma participação minoritária na empresa e recebeu acesso à sua tecnologia. Alguns analistas acreditam que esta aliança poderia ter levado a uma perda de poder para Altman dentro da empresa e isso teria sido refletido agora com o seu desligamento.
- Microsoft já quer tomar o controle: A Microsoft é uma empresa muito poderosa e poderia ter tido a intenção de tomar o controle da OpenAI. Alguns analistas acreditam que a demissão de Altman poderia ser o primeiro passo nesta estratégia.
- Realmente Sam Altman fez algo errado: pode existir algo que a grande maioria não sabe, algo suficientemente delicado para que a diretoria o tenha expulsado da sua própria empresa.
Embora, para ser honestos, tudo aponta para que a Microsoft tenha orquestrado tudo. Será necessário esperar um pouco mais para conhecer a verdade.