Ciência e Tecnologia

Fundador da Wikipedia critica duramente Elon Musk, afirmando que o “X não é uma fonte de verdade”

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, finalmente reagiu e se posicionou contra Elon Musk, criticando a rede X por não ser uma grande fonte de veracidade. Está havendo um grande conflito

Nesta imagem de arquivo, Elon Musk sai do edifício federal Phillip Burton e corte dos Estados Unidos, em São Francisco, em 24 de janeiro de 2023. (AP Foto/Benjamin Fanjoy, arquivo) AP (Benjamin Fanjoy/AP)

Um dos homens mais importantes na história da Wikipedia, seu próprio fundador, Jimmy Wales, finalmente reagiu para falar sobre Elon Musk e, como seria de se esperar, sua reação não foi a mais amigável.

Na semanas passadas, vimos como o proprietário do X, antes conhecido como Twitter, fez uma declaração pública, entre uma piada de mau gosto e uma afronta direta, em relação ao site de conhecimento enciclopédico, onde o sujeito afirmou que doaria USD $1.000 milhões se mudassem o nome para Dickipedia.

Isso aconteceu no último mês de outubro. E desde então havia crescido uma forte especulação sobre se haveria ou não uma reação direta por parte do time da Wikipédia, pois se tratava de algo relativamente ofensivo.

No entanto, um amplo silêncio, por semanas inteiras, até agora, foi quebrado por Jimmy Wales, que acabou falando sobre Elon Musk, respondendo de forma muito mais incisiva: criticando o atual estado da rede social do bilionário.


Jimmy Wales critica Elon Musk e o X, antigo Twitter: “está cheio de loucos”

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, criticou duramente o X, anteriormente conhecido como Twitter, após a sua aquisição por Elon Musk, dizendo que a rede social está perdendo usuários, pois foi “invadida por trolls e lunáticos”.

Esta é a publicação do site oficial da revista Fortune em um explosivo e extenso artigo, onde fica claro que Wales não tem simpatia por Elon Musk.

Respondendo a uma pergunta sobre o que significa para o panorama das redes sociais a aquisição do Twitter por parte de Musk por USD $44.000 milhões, Wales foi duro e sem concessões ao apontar que a plataforma atualmente "não é uma grande fonte de verdade", aprofundando até mesmo os motivos por trás desta mudança:

Wales muestra Wikipedia en una tablet.
Jimmy Wales Wales mostra a Wikipedia em um tablet

“É um problema enorme. Acredito que muitas pessoas estão fugindo do Twitter, muitas pessoas reflexivas e sérias estão fugindo do Twitter”.

As declarações de Wales foram feitas no âmbito da conferência tecnológica Web Summit em Lisboa, onde o fundador da Wikipedia também defendeu o seu projeto, revelando que está tentando construir uma plataforma que tenha “conteúdo baseado na sua confiabilidade em vez da sua simpatia viral”.

Suas palavras claramente se referem a Elon Musk e ao seu estilo particular de fazer negócios ou manter-se atualizado no meio.

Parece que podemos esperar mais rodadas nesta disputa.

Últimas Notícias