O Google está se preparando para tomar medidas drásticas a partir de 1º de dezembro, eliminando milhões de contas inativas do Gmail e do Drive.
Esta ação afetará contas que permaneceram inativas por dois anos ou mais, colocando em risco a perda de dados valiosos armazenados em Drive, Fotos, YouTube, Calendar, Google Docs, entre outros.
Por isso, se você deseja salvar sua conta do Google, siga estas instruções.
Como salvar a minha conta do Google?
Para reativar sua conta antes da eliminação em massa, bastará com iniciar sessão e realizar pelo menos uma ação na conta.
Por exemplo, enviar ou ler um e-mail, carregar algum arquivo para o Google Drive, assistir a um vídeo no YouTube, realizar pesquisas no Google ou até mesmo baixar um aplicativo. Qualquer ação é válida para informar ao Google que não se trata de uma conta abandonada.
É importante levar em conta que esta política de eliminação só se aplicará às contas pessoais e não afetará aquelas configuradas através do trabalho, instituições educativas ou outras organizações.
Como saber se a minha conta do Gmail está em risco?
De acordo com o informado, o Google notificará os usuários sobre a inatividade de suas contas por meio de dois métodos: enviará uma notificação por e-mail para a conta Google inativa e também para o e-mail de recuperação.
Caso tenha esquecido a senha, ela pode ser recuperada seguindo um processo de verificação e cumprindo as condições de segurança do Gmail.
Então, já sabe: se você não quiser perder os dados da sua conta, será importante agir antes de 1º de dezembro para evitar sua eliminação irreparável.