Ciência e Tecnologia

O curioso plano espacial de Elon Musk para 2024: ele quer lançar um foguete a cada dois dias e meio

SpaceX está decidida a acelerar o seu programa de lançamento

Elon Musk
Elon Musk Arquivo

Elon Musk, o visionário fundador da SpaceX, revelou um audacioso plano espacial que visa lançar um foguete a cada dois dias e meio. A razão por trás desta frenética atividade é o seu objetivo de expandir os serviços de internet móvel fornecidos pela constelação de satélites Starlink da empresa.

ANÚNCIO

Até à data, como lembra o 20 Bits , a SpaceX colocou mais de 4.500 satélites Starlink em órbita baixa da Terra. Estes satélites são conhecidos por formarem fileiras visíveis a partir de locais como a Espanha, mas Musk tem o olhar posto num número muito maior: 42.000 unidades.

Na semana passada, a SpaceX celebrou o seu 75º lançamento de satélites Starlink no que vai do ano. Se eles mantiverem o ritmo atual, eles poderiam chegar a 100 lançamentos antes do fim do ano. O objetivo ambicioso da empresa é realizar 12 lançamentos por mês, o que equivale a aproximadamente 144 voos anuais de seus foguetes Falcon. Isso representaria um aumento de 60% em comparação com o ano em curso e uma média de um voo a cada 2,5 dias em 2024.

A projeção da SpaceX

Apesar da surpreendente velocidade destes lançamentos, não é algo completamente novo para a SpaceX. Durante 2020, eles já superaram seu ritmo de lançamentos em comparação com o ano anterior, quando realizaram 61 missões (embora, no total, tenham sido realizados 186 lançamentos, o que mostra a crescente importância da empresa na indústria espacial).

Starlink espera colocar 12 mil satélites em órbita (MARK GARLICK/SCIENCE PHOTO LIBRA/Getty Images/Science Photo Libra)

Além disso, em 2022, a SpaceX também acelerou o seu ritmo em comparação com 2021, quando foram realizados 31 lançamentos.

A pergunta que surge é: por que a SpaceX está determinada a acelerar seus lançamentos de satélites Starlink? Um funcionário da empresa revelou que eles estão trabalhando em um novo serviço chamado “Starlink Direct to Cell”, que oferecerá conexão direta para telefones celulares. No entanto, para tornar isso possível, eles precisam lançar uma quantidade significativa de satélites aprimorados, capazes de se conectar diretamente aos dispositivos móveis.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias