Embora o trabalho ainda seja feito em silêncio e já tenha começado há cerca de 10 anos, o Apple Car ainda está em processo de fabricação. Recentemente, surgiu uma patente para o uso de pedais e volante retráteis, o que indica o progresso.
A Oficina de Patentes e Marcas dos Estados Unidos aprovou patentes para dispositivos de entrada retráteis. De acordo com o Slash Gear, isso sugere que o veículo pode vir com um volante e pedais que seriam trazidos e ocultados quando não estivessem em uso.
:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/3B7RBSLCIFGQPL3V25RJ7ESNGU.jpg)
"Estas configurações alternativas permitiriam que o Apple Car alternasse entre os modos de controle manual e autônomo", segundo a Slash Gear. "A Apple descreveu cenários contrastantes que envolvem e excluem o volante e os pedais".
A patente, que pode ser vista neste link, indica que os controles manuais, como o volante e os pedais, podem afastar-se do condutor, criando mais espaço na cabine.
Assim devem funcionar tanto o volante quanto os pedais retráteis do Apple Car
O volante gira e se esconderia quando não fosse necessário, muito parecido com as telas retráteis de alguns carros.
“Com o desenvolvimento contínuo dos sistemas de condução autônoma”, indica a Apple no documento, “é possível que as ações do condutor não sejam necessárias para controlar o movimento do veículo pelo menos em algumas circunstâncias, enquanto que as ações do condutor ainda podem ser necessárias ou desejadas em outras circunstâncias”.
:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/GM7FHSV2IBBWPKCO54IMXPG26Q.jpg)
Os pedais seriam guardados em um compartimento exclusivo na parte inferior da carroceria, nivelando a área abaixo do pedal com o resto do piso da cabine.
O primeiro boato sobre o Apple Car remonta a 2015, e já se passaram oito anos desde então. De tempos em tempos surge uma nova patente que faz os especialistas pensarem sobre como o veículo da maçã pareceria.
De acordo com várias versões de imprensa, o Apple Car poderá estar à venda em 2026, mas nada ainda foi confirmado pela companhia dirigida por Tim Cook.