Foco

Moléculas para tratamento da doença de Chagas se mostram eficazes contra a covid-19, aponta estudo

Cientistas observaram que, além de eliminar integralmente o SARS-CoV-2, as substâncias não geraram efeitos adversos para as células

Remédio dos EUA poderá ser feito no Brasil pela Fiocruz

Um estudo conduzido por pesquisadores do IQSC-USP (Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo), com financiamento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), concluiu que cerca de dez moléculas que estão sendo estudadas para o combate à doença de Chagas se mostraram 100% eficazes para tratar células infectadas pela covid-19.

Além de eliminar integralmente o SARS-CoV-2, os cientistas observaram que as substâncias não geraram efeitos adversos para as células. Os resultados obtidos até o momento permitem que a pesquisa avance para a fase pré-clínica, em que os compostos deverão ser testados em animais.

Os especialistas acreditam que as moléculas conseguem interromper o ciclo biológico do novo coronavírus nas células inibindo uma de suas principais enzimas: a Mpro.

Recomendados

Segundo o coordenador do estudo, o professor Carlos Alberto Montanari, as moléculas foram testadas em células de câncer de pulmão humano infectadas pelo SARS-CoV-2. Alguns dos compostos conseguiram eliminar totalmente o novo coronavírus de células que apresentavam carga viral baixa e moderada.

Uma das substâncias em especial também foi eficaz contra carga viral elevada, apresentando resultados similares ao fármaco que está sendo desenvolvido pela Pfizer, que se encontra na fase clínica de estudos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos