Foco

São Paulo anuncia centro de pesquisa para inovações de combate a mudanças climáticas

Fapesp Shell RCGI terá sede na USP e investimento de R$ 63 milhões

São Paulo terá centro de pesquisa para inovações de combate a mudanças climáticas

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (8) a criação de um centro de pesquisas de engenharia para inovações no combate a mudanças climáticas. O investimento será de R$ 63 milhões em parceira entre a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a multinacional Shell. O chamado Fapesp Shell RCGI (Research Centre for Gas Innovation) terá sede na USP (Universidade de São Paulo).

O objetivo da iniciativa é alavancar a ciência brasileira como referência internacional em estratégias conjuntas dos setores público e privado para defesa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Segundo Doria, há o compromisso de, até 2050, zerar a emissão de carbono no Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

Recomendados

A USP já trabalhava em pesquisas de uso sustentável de gás natural e biogás, gestão, transporte e armazenamento e uso de CO2. A partir de agora, porém, os estudos serão focados em inovações que permitam ao Brasil atingir os compromissos assumidos no Acordo de Paris.

Com a mudança de foco, o RCGI passará a ter cinco novos programas: NBS (Nature Based Solutions); CCU (Carbon Capture and Utilization); BECCS (Bioenergy with Carbon Capture and Storage); GHG (Greenhouse Gases) e Advocacy. Todos articulam 19 projetos de pesquisa.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos